Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Estrada para o Pacífico vai facilitar o tráfico, diz PRF


Marcela Barrozo

A divulgação do relatório anual da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) sobre as novas rotas do tráfico de drogas no Brasil e no mundo jogou luz sobre a questão nos limites e fronteiras acreanos. No relatório consta que o Brasil faz parte de uma nova porta de saída da cocaína para a Europa, via África Ocidental. Cerca de 25% do consumo europeu já é alimentado por essa rota.

“O Peru é o segundo maior produtor de cocaína e está justamente onde a Polícia Rodoviária Federal não atua aqui no Estado - na fronteira com o Vale do Juruá”, comenta o inspetor Silveira, alertando ainda para a vulnerabilidade da Estrada do Pacífico, que também será desprovida de agentes de fiscalização do órgão, que só atuam na BR-317. “Pela desgraça em que vivem os índios dessa localidade, não preciso nem ser adivinho para afirmar que logo eles serão cooptados pelos traficantes”, declarou.

É mais do que sabido que o Estado faz fronteira com dois dos três países maiores produtores de cocaína - Peru e Bolívia, segundo e terceiro, respectivamente, sendo o primeiro a Colômbia - e que a apreensão de pasta-base só vem aumentando nos últimos anos.

Consumo doméstico diminui, mas rota acreana está em alta

De acordo com Silveira, o Acre tem sido cada vez mais usado como rota alternativa para o transporte de pasta-base de cocaína para os estados do Centro-Oeste (como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) que também fazem fronteira com a Bolívia, onde a fiscalização está ainda mais rigorosa.

Em virtude disso, a cada ano que passa, o número de apreensões tem se elevado. Em 2006, em torno de 600 quilos de pasta-base foram confiscados contra 811 quilos no ano passado, somando-se os estados do Acre e Rondônia, segundo informou inspetor Alvino Rodrigues, chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF em Rondônia.

A carga das mulas - “Notamos que o consumo doméstico não aumentou. Porém, o que aumentou foi a cooptação de pessoas, principalmente jovens, para servir de ‘mulas’ (pessoas que transportam drogas no corpo)”, afirmou Silveira.

Somente no ano passado, comenta o inspetor, foram mandadas 80 pessoas para o presídio, no Acre, por tráfico de drogas. A maioria eram mulas. A idéia, ele explica, é transportar drogas em pequenas quantidades para Rondônia, por exemplo, e de lá, juntá-las em grandes quantidades para envio ao destino final.

O êxito no trabalho da PRF se deve à ação conjunta do setor de inteligência e pela larga experiência do policiamento nas estradas. Já na abordagem e entrevista, os agentes conseguem detectar o transporte de entorpecentes, muitas vezes sem precisar de auxílio da investigação.

Pasta-base - Segundo Alvino, o que é contrabandeado é a pasta-base de cocaína - a matéria-prima, por assim dizer - e não a cocaína propriamente dita. Para se ter uma idéia, 50 quilos de pasta-base produzem 250 quilos de cocaína processada. “Dá para imaginar a quantidade de pessoas que não serão atingidas por toda essa droga que seria produzida”, conjeturou o chefe de fiscalização de Rondônia. 

Fonte: Jornal Página 20 do Estado do acre

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)