Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Estrada para o Pacífico vai facilitar o tráfico, diz PRF


Marcela Barrozo

A divulgação do relatório anual da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) sobre as novas rotas do tráfico de drogas no Brasil e no mundo jogou luz sobre a questão nos limites e fronteiras acreanos. No relatório consta que o Brasil faz parte de uma nova porta de saída da cocaína para a Europa, via África Ocidental. Cerca de 25% do consumo europeu já é alimentado por essa rota.

“O Peru é o segundo maior produtor de cocaína e está justamente onde a Polícia Rodoviária Federal não atua aqui no Estado - na fronteira com o Vale do Juruá”, comenta o inspetor Silveira, alertando ainda para a vulnerabilidade da Estrada do Pacífico, que também será desprovida de agentes de fiscalização do órgão, que só atuam na BR-317. “Pela desgraça em que vivem os índios dessa localidade, não preciso nem ser adivinho para afirmar que logo eles serão cooptados pelos traficantes”, declarou.

É mais do que sabido que o Estado faz fronteira com dois dos três países maiores produtores de cocaína - Peru e Bolívia, segundo e terceiro, respectivamente, sendo o primeiro a Colômbia - e que a apreensão de pasta-base só vem aumentando nos últimos anos.

Consumo doméstico diminui, mas rota acreana está em alta

De acordo com Silveira, o Acre tem sido cada vez mais usado como rota alternativa para o transporte de pasta-base de cocaína para os estados do Centro-Oeste (como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) que também fazem fronteira com a Bolívia, onde a fiscalização está ainda mais rigorosa.

Em virtude disso, a cada ano que passa, o número de apreensões tem se elevado. Em 2006, em torno de 600 quilos de pasta-base foram confiscados contra 811 quilos no ano passado, somando-se os estados do Acre e Rondônia, segundo informou inspetor Alvino Rodrigues, chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF em Rondônia.

A carga das mulas - “Notamos que o consumo doméstico não aumentou. Porém, o que aumentou foi a cooptação de pessoas, principalmente jovens, para servir de ‘mulas’ (pessoas que transportam drogas no corpo)”, afirmou Silveira.

Somente no ano passado, comenta o inspetor, foram mandadas 80 pessoas para o presídio, no Acre, por tráfico de drogas. A maioria eram mulas. A idéia, ele explica, é transportar drogas em pequenas quantidades para Rondônia, por exemplo, e de lá, juntá-las em grandes quantidades para envio ao destino final.

O êxito no trabalho da PRF se deve à ação conjunta do setor de inteligência e pela larga experiência do policiamento nas estradas. Já na abordagem e entrevista, os agentes conseguem detectar o transporte de entorpecentes, muitas vezes sem precisar de auxílio da investigação.

Pasta-base - Segundo Alvino, o que é contrabandeado é a pasta-base de cocaína - a matéria-prima, por assim dizer - e não a cocaína propriamente dita. Para se ter uma idéia, 50 quilos de pasta-base produzem 250 quilos de cocaína processada. “Dá para imaginar a quantidade de pessoas que não serão atingidas por toda essa droga que seria produzida”, conjeturou o chefe de fiscalização de Rondônia. 

Fonte: Jornal Página 20 do Estado do acre

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç