Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Empresas aéreas descartam possibilidade de greve no Natal



As empresas de transporte aéreo não acreditam que aeroviários e aeronautas entrem em greve no Natal, segundo informou hoje (8) a assessoria do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea). De acordo com a entidade patronal, as negociações trabalhadores vêm avançando satisfatoriamente.

Questionada se as companhias concordam em conceder o reajuste salarial de 10% reivindicado pelos trabalhadores, a assessoria limitou-se a explicar que a negociação envolve vários outros itens, de forma que, mesmo que o aumento fique abaixo do que pedem os empregados, a atualização de outras cláusulas irá elevar seus ganhos e benefícios.

A assessoria do Snea evitou adiantar pormenores da contra-proposta que irá apresentar na reunião de amanhã (9), no Rio de Janeiro, na qual a entidade irá representar os empregadores. Segundo o sindicato, as empresas estão convencidas de que, como em 2007, os negociadores chegarão a uma proposta satisfatória para as duas partes, sem que os usuários do transporte aéreo sejam prejudicados.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Fernando Galdino da Silva, confirma que há sim a possibilidade de uma "flexibilização" por parte dos trabalhadores, mas que isso vai depender da "boa-vontade dos empregadores".

"Podemos negociar um aumento menor que 10%, mas isso só irá ocorrer mediante um avanço em outros ítens, como, por exemplo, o aumento dos pisos salariais de algumas funções e a concessão de cestas básicas para os aeronautas", declarou Silva, não descartando a possibilidade de uma greve do dia 24 para o dia 25 próximo.

"Se houver boa-vontade dos empregadores, poderemos chegar a um acordo satisfatório. Caso contrário, a categoria já aprovou o indicativo de greve e há sim predisposição para paralisar as atividades", concluiu o sindicalista.

A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, diz que qualquer que seja a oferta dos empregadores, terá que ser aprovada pelos trabalhadores em assembléias.

"Eles entendem que a reposição das perdas [devido à inflação acumulada durante o último ano] e algum ganho real é o mínimo para valorizá-los profissionalmente. Também cobraremos a melhoria de outras cláusulas do acordo coletivo", afirmou.

Após recusarem a proposta anteriormente apresentada pelas empresas – reajuste de 5% este mês e mais 1,66% em julho de 2009 – as duas categorias aprovaram, na segunda-feira passada (1º), o indicativo de greve para o período de Natal. De lá para cá, os sindicatos dos trabalhadores começaram a distribuir nos principais aeroportos do país um documento alertando os usuários de transporte aéreo sobre a possibilidade de paralisação.

Alex Rodrigues
Agência Brasil 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)