Segunda-feira, 1 de novembro de 2010 - 18h17
Stênio Ribeiro
Agência Brasil, Brasília – Empresários brasileiros que participam da 28ª Feira Internacional de Havana, Cuba, aberta hoje (1º), estimam fechar negócios em torno de US$ 29 milhões. A informação é do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira.
Ele disse que a Apex-Brasil coordenou a ida das 27 empresas brasileiras que participam da feira, representando os segmentos de alimentação, higiene, limpeza, cosméticos, porcelanas, moda, indústria farmacêutica, equipamentos e conectores elétricos, bens de consumo e turismo.
Teixeira embarca amanhã (2) para Havana, onde, no dia seguinte, será celebrado o Dia do Brasil na feira. Ele afirmou que “a parceria com Cuba é estratégica para o Brasil, tanto por sua localização privilegiada, próxima a diferentes mercados latino-americanos, quanto pelas oportunidades de investimento em setores como infraestrutura e turismo, com boas perspectivas para os próximos anos”.
A participação de empresários brasileiros na feira já virou tradição, segundo Teixeira. Tanto que o Brasil já ganhou o prêmio de melhor pavilhão da feira três vezes. A Apex-Brasil montou um centro de negócios permanente em Havana há dois anos, com o objetivo de estreitar as relações comerciais e consolidar a imagem do Brasil como exportador de produtos e serviços para Cuba.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram que, de janeiro a setembro deste ano, o comércio brasileiro exportou o equivalente a US$ 265,2 milhões para Cuba, aumento de 22,92% em relação ao mesmo período do ano passado. O saldo comercial (exportações menos importações) é superavitário para o Brasil em US$ 224,044 milhões.
Os principais produtos que o Brasil vende para Cuba são óleo e derivados de soja, frango, embutidos de carne, café em grão, milho, biscoitos e conservas bovinas.
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