Porto Velho (RO) sábado, 24 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Em sessão presidida por Mariana Carvalho, Câmara aprova projetos voltados para mulheres


Em sessão presidida por Mariana Carvalho, Câmara aprova projetos voltados para mulheres - Gente de Opinião

Com o objetivo de enaltecer a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Câmara dos Deputados dedicou à votação da semana passada às mulheres.

Na sessão presidida pela deputada Mariana Carvalho, foram aprovados projetos em defesa das mulheres. Dentre os quais, o que agrava a pena de feminicídio cometido com medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha e a proposta que criminaliza o registro não autorizado da intimidade sexual, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano e multa. Comete o mesmo crime, quem realiza montagem para incluir em cenas de nudez ou ato sexual.

Além da votação, a Casa prestou homenagem a mulheres que se destacam pela sua atuação. Uma das homenageadas foi à ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia que recebeu das mãos da segunda secretária da Mesa Diretora, Mariana Carvalho, a Medalha Mérito Legislativo.

Criada em 1983, a comenda destina-se a homenagear autoridades, personalidades, instituições ou movimentos sociais que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A escolha dos homenageados é feita pelos membros da Mesa Diretora da Câmara e pelos líderes partidários.

Mariana já apresentou importantes projetos de interesse do público feminino, a exemplo da proposta que obrigou o SUS - Sistema Único de Saúde - a oferecer tratamento a mulheres com câncer de mama metastático e de colo do útero.

Outra propositura de sua autoria, dentro dessa temática, é a que prevê a responsabilidade do agressor em ressarcir os custos relacionados aos serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde - SUS -, utilizados pelas vítimas de violência doméstica e familiar.  

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç