Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

ELEIÇÕES 2010: PSDB, PT e PMDB negociam remendos à lei eleitoral


 

Gente de OpiniãoPartidos querem, por exemplo, antecipar coleta de fundos

 
  Folha
Gente de OpiniãoOposição e governo deflagraram uma articulação para aprovar no Congresso um pacote de remendos à legislação eleitoral.
 
Participam da costura líderes do PSDB, do PT e do PMDB. Correm contra o tempo. Querem que as alterações vigorem já na sucessão de 2010.
 
Para que isso ocorra, é preciso aprová-las no Congresso até setembro.
 
Deve-se a iniciativa ao deputado José Aníbal (SP, na foto), líder do PSDB na Câmara.
 
Ele reuniu em sua casa, para um café da manhã, os líderes do PT e do PMDB –respectivamente Cândido Vacarezza (SP) Henrique Eduardo Alves (RN).
 
As idéias levadas à mesa ganharam a simpatia instantânea dos presentes. Vão abaixo as principais:
 
1. Fundos de campanha: Reza a legislação em vigor que os partidos só podem passar o chapéu depois de oficializar os nomes dos seus presidenciáveis.
 
Algo que, ainda segundo a lei atual, só vai ocorrer nas convenções partidárias marcadas para junho de 2010. Deseja-se antecipar a coleta.
 
Argumenta-se que os gastos dos partidos começam já na fase de pré-campanha de seus presidenciáveis.
 
2. Propaganda eleitoral: A lei em vigor proíbe partidos e candidatos de realizarem propaganda eleitoral antes do dia 5 de julho de 2010.
 
Vale para jornal, revista, outdoor, rádio, televisão e também para a internet. Pretende-se flexibilizar essas regras.
 
Uma das idéias é excluir da proibição a divulgação feita por meio da web.
 
O café de Aníbal foi servido nas pegadas do jantar que reunira, na véspera, o ministro José Múcio (Coordenação Política) e os líderes governistas.
 
Na refeição noturna, matou-se a pseudoreforma política política, que já havia sido reduzida ao voto em lista fechada e ao financiamentop público.
 
No desjejum matinal, abriram-se os funerais. O enterro deve ser formalizado num encontro que Michel Temer (PMDB-SP) terá com os líderes nesta quinta (21).
 
A aparente unidadade de propósitos que se estabeleceu entre tucanos, petistas e peemedebistas ocorre porque as correções de última hora interessam aos três.
 
Ao PSDB e ao PT porque são as duas legendas com maiores chances de eleger o sucessor de Lula. Ao PMDB porque está condenado a se aliar a um dos dois.

Fonte: Blog do Josias / Folha Online

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)