Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

DÍVIDA AGRÍCOLA: Comissão tem apoio para renegociar


Deputados da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural conseguiram, nesta quarta-feira, o apoio do ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, para a renegociação das dívidas agrícolas. De imediato, os parlamentares querem transferir para 31 de março a cobrança das dívidas que vencem neste primeiro trimestre.

No ano passado, o governo havia se comprometido com a bancada ruralista a apresentar uma proposta de reestruturação definitiva para o endividamento agrícola até o fim de dezembro de 2007. Porém, os transtornos provocados pela perda de arrecadação com o fim da CPMF levaram o governo a prorrogar esse prazo para 31 de março deste ano.

Solução definitiva

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Marcos Montes (DEM-MG), argumenta que as dívidas com vencimento neste trimestre só podem ser cobradas quando o governo tiver uma solução definitiva para o endividamento do setor agrícola. De acordo com o deputado, o assunto voltará a ser discutido na próxima semana com a área econômica do governo, que é quem vai dar a palavra final. "É evidente que ele [o ministro José Múcio] estará ao nosso lado, junto com o ministro [da Agricultura] Reinhold Stephanes, apoiando essa justiça que o setor rural reivindica do governo."

Segundo Marcos Montes, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai participar da reunião da próxima semana. O deputado Homero Pereira (PR-MT), que também participou da reunião com o ministro Múcio, disse que a reestruturação definitiva das dívidas é fundamental para o desenvolvimento do setor agrícola.

Dívida acumulada

Ele lembra que o total do endividamento da agricultura brasileira é de R$ 120 bilhões. "São coisas acumuladas com planos econômicos, com o 'custo Brasil', a logística, a tributação ao longo do tempo. Mesmo que tenhamos tido safras boas nesse período, o endividamento foi se acumulando. A agricultura vai bem, só que o agricultor está mal, está endividado. Então, temos que arrumar uma solução para o agricultor, de tal forma que ele possa recuperar sua renda e ter tranqüilidade para continuar produzindo."

Com a intermediação da Comissão de Agricultura, os produtores rurais já haviam conseguido, no fim do ano passado, a prorrogação da cobrança de débitos de investimentos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As dívidas que venciam em 17 de dezembro de 2007 poderão ser pagas até 15 de fevereiro deste ano.

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)