Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dilma: Governo quer incentivar policiamento comunitário


Yara Aquino
Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10), na coluna Conversa com a Presidenta, que o governo vai incentivar boas práticas de segurança pública por todo o país, como o policiamento comunitário.

Dilma citou como exemplo as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro e explicou que, no entanto, as UPPs têm características que são específicas para a realidade carioca e que é preciso adaptar o projeto de segurança às diferentes cidades.

“A UPP tem características que são específicas para a realidade da violência do Rio de Janeiro, que não é a mesma de outras cidades brasileiras. O objetivo do governo federal é incentivar o policiamento de proximidade, ou policiamento comunitário, que faz parte do projeto das UPPs”, disse em resposta à pergunta de um leitor, que quis saber se o governo abandonou o programa de construção das unidades.

A presidenta informou que o Ministério da Justiça tem readequado o projeto de postos fixos de policiamento comunitário. “Inicialmente, os 2.883 postos seriam fixos, espalhados por todo Brasil, mas há situações em que a utilização de bases móveis, com monitoramento feito por câmeras, é mais eficiente”, explicou.

A coluna Conversa com a Presidenta é publicada semanalmente em jornais com respostas a perguntas enviadas por leitores à presidenta Dilma.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)