Porto Velho (RO) sábado, 25 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dilma apresenta documento com 13 compromissos para eventual governo


 

Compromissos de Dilma tratam de temas como pobreza, educação, saúde e crescimento sustentável

Luciana Lima e Vinícius Konchinski
Repórteres da Agência Brasil

Brasília e São Paulo – O documento com 13 compromissos para um eventual governo petista apresentado hoje (25), em São Paulo, pela candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, trata de questões como liberdade, democracia, saúde, educação, economia e área social. De acordo com Dilma, a demora na divulgação dos pontos ocorreu em função da busca de um consenso com todos os partidos que compõe a coligação Para o Brasil Seguir Mudando (PT, PMDB, PDT, PC do B, PSB, PR, PRB, PTN, PSC e PTC).

“Houve um grande processo de discussão que não é simples. Tirar 13 compromissos com 11 partidos não é fácil. Se não tiver muita discussão, muito debate, não sai”, disse a candidata que também incluiu nas discussões o PP , partido que apesar de não estar coligado oficialmente, deu apoio informal à sua candidatura.

No documento, intitulado Os 13 Compromissos Programáticos de Dilma Rousseff para Debate na Sociedade Brasileira, a candidata se compromete com a erradicação da pobreza, com a transformação do país em uma potência tecnológica, com a universalização do Sistema Único de Saúde (SUS) e em fazer a economia crescer com maior distribuição de renda.

Dilma Rousseff não tratou especificamente de temas polêmicos como o aborto e a união civil de homossexuais que estiveram em pauta no fim do primeiro turno e durante a segunda fase da campanha. De forma mais generalizada, o documento apresenta o compromisso de “promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade”. “São compromissos gerais. Os detalhes sobre cada área nós expusemos em programas de televisão exaustivamente”, disse Dilma, em rápida coletiva ao divulgar o documento. Ela também incluiu um ponto que trata da questão ambiental. “Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável”, bandeira empunhada pela candidata Marina Silva no primeiro turno.

A divulgação do documento ocorreu em um almoço com os presidentes dos partidos que integram sua coligação em um hotel de São Paulo. A demora na elaboração dos compromissos chegou a gerar divergências dentro da campanha.
 

Confira os 13 compromissos de Dilma Rousseff:
 

1.Expandir e fortalecer a democracia política, econômica e social

2. Crescer mais, com expansão do emprego e da renda, equilíbrio macroeconômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais.

3. Dar seguimento a um projeto nacional de desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil.

4. Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável.

5. Erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades. Promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade.

6. Governo Dilma será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores.

7. Garantir educação para a igualdade social, cidadania e desenvolvimento.

8. Transformar o Brasil em potência científica e tecnológica.

9. Universalizar a saúde e garantir a qualidade do atendimento do SUS.

10. Prover as cidades de habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros.

11. Valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais e favorecer a democratização da comunicação.

12. Garantir a segurança dos cidadãos e combater o crime organizado.

13. Defender a soberania nacional. Por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo.

Mais Sobre Política - Nacional

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu