Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Deputados vão votar 'trem da alegria' dos cartórios



Os deputados se preparam para votar um grande 'trem da alegria' para quem dirige, interinamente, cartórios no Brasil. O substitutivo à PEC 417-A/2005, aprovado em comissão especial, efetiva na função todos aqueles que exercem o cargo durante cinco anos consecutivos, desde que isso tenha acontecido até 20 de novembro de 1994. Mas a Constituição de 1988 determinou que os cargos deveriam ser preenchidos por concurso público.

O projeto é o terceiro item da pauta desta quarta-feira (19). Os deputados querem encerrar as votações às 14h no plenário, analisando ainda uma proposta que cria o cadastro positivo (lista com bons pagadores, merecedores de benefícios no comércio) e a PEC que muda o trâmite das Medidas Provisórias, para que elas não tranquem as votações em plenário.

À tarde, a base governista quer iniciar a votação do novo relatório de Sandro Mabel (PR-GO) na comissão especial da reforma tributária. À noite, haverá jogo da Seleção Brasileira, para o qual a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o governo do Distrito Federal convidaram muitos parlamentares.


Sem concurso

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), disse que o Executivo é contra o “trem da alegria” nos cartórios. Ele iria conversar com mais membros do governo para contrapor a PEC 471-A/2005 em plenário.

Por outro lado, Fontana disse que não entende por que o Judiciário não fez os concursos para prover os cargos vagos nos cartórios, deixando tantas funções ocupadas por interinos – geralmente herdeiros dos antigos responsáveis pelos estabelecimentos. “Eu me sensibilizo com isso”, afirmou ele.

Em fevereiro deste ano, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu se manifestar contra a PEC. Aprovado por unanimidade, o voto do conselheiro Norberto Moreira da Silva pede que a entidade vá à Justiça caso a Câmara aprove a efetivação dos temporários.

Fonte: Eduardo Militão/Congresso em Foco

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç