Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Concurso da CGU tem mais de 60 mil candidatos



O concurso público da Controladoria-Geral da União (CGU), destinado ao preenchimento de 220 vagas de analista de finanças e controle (nível superior) e 180 vagas de técnico de finanças e controle (nível médio), marcado para os próximos dias 22 e 23, tem 62.441 candidatos inscritos. Os horários e locais das provas poderão ser encontrados no sítio eletrônico da Escola de Administração Fazendária (Esaf), o www.esaf.fazenda.gov.br .

O número de inscritos para o cargo de analista de finanças e controle (AFC) foi de 19.391. Para o cargo de técnico de finanças e controle (TFC), chegou a 43.050. O Distrito Federal teve o maior número de candidatos inscritos, 47.020, sendo 18.013, para AFC, e 29.007, para TFC.

A maioria das vagas, tanto para analistas quanto para técnicos, se concentra no órgão central da CGU, no Distrito Federal: 204 das 220 vagas de analista e 137 das 180 vagas de técnico. As demais vagas estão distribuídas entre os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Vinte e cinco vagas se destinam a portadores de deficiência.

A remuneração, após a primeira avaliação de desempenho, será de R$ 8.484,53 para os analistas de finanças e controle e de R$ 3.907,79 para os técnicos de finanças e controle.

O concurso está direcionado para áreas e campos de atuação específicos, bem como para unidades da federação determinadas. As áreas são de Auditoria e Fiscalização, Correição, Tecnologia da Informação, Desenvolvimento Institucional e Prevenção da Corrupção.

A área de Auditoria e Fiscalização engloba quatro campos de atuação: Saúde, Obras Públicas, Estatística e Cálculo Atuarial; e Controle Interno. Já a de Tecnologia da Informação compreende dois campos de atuação: Desenvolvimento de Sistemas e Infra-estrutura.

Temas

Os candidatos a analista de finanças e controle farão prova objetiva de conhecimentos básicos, comum a todas as áreas; de conhecimentos específicos, também comum a todas as áreas; de conhecimentos especializados, específica para cada área e campo de atuação; e uma prova discursiva. Já os candidatos a técnico de finanças e controle farão uma única prova objetiva, de conhecimentos gerais e específicos. Todas as provas têm caráter eliminatório e classificatório.

Para os candidatos a Analista, os assuntos das provas abordarão Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Espanhola, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Conhecimentos Gerais, Administração Pública, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Administração Financeira e Orçamentária, Técnicas de Controle, além dos assuntos de cada campo de atuação específico, conforme detalhamento no edital.

Os candidatos a Técnico farão prova de Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Espanhola, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Conhecimentos Gerais, Informática, Direito Constitucional, Matemática, Legislação Aplicada à CGU e Regime Jurídico Único dos Servidores.

 Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)