Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Cezar Peluso considera imprevisível julgamento de Roriz



Da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cezar Peluso, afirmou hoje (23) que é imprevisível o resultado do julgamento do recurso do candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC). Para ele, a decisão vai depender dos argumentos de cada ministro da Corte. Roriz teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa e seus advogados questionam a validade da norma nestas eleições.

Peluso comentou ainda a redação do texto da Lei da Ficha Limpa, que ao ser alterada no Senado não retornou à Câmara dos Deputados para ser aprovada. Os senadores mudaram o tempo verbal da lei, passando da expressão “os que tenham sido condenados” para "os que forem condenados”, tratando também do futuro. A questão foi levantada pelo presidente do Supremo ontem (22) durante o julgamento. A votação foi suspensa pelo pedido de vista do ministro Dias Toffoli e será retomada às 14h.

Para ele, a mudança não é apenas de redação e muda o sentido do texto.“O que fiz foi fazer com que o Tribunal discuta novos pontos da lei. A função do STF é zelar pela constituição”, destacou, ao deixar a Escola da Magistratura Federal, onde participou do seminário Justiça em Números – Indicadores do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ.

Durante a abertura do evento, Peluso afirmou que o relatório Justiça em Números em 2009 mostra que a produtividade dos magistrados brasileiros têm crescido. No ano passado, cada magistrado, em média, ficou responsável por 1.439 processos, número 6.9% maior do que em 2008. Ele chamou a atenção também para elevado número de magistrados brasileiros. Enquanto o país tem 6 magistrados para cada 6 mil habitantes, países como Espanha e Portugal tem o mesmo número para cada 18 mil habitantes.

No encontro serão apresentados, até amanhã (24), dados do Judiciário relativos aos ano de 2009 e da justiça dos Estados Unidos e da União Europeia. A intenção é comparar a situação dos vários países e planejar as políticas judiciárias brasileiras.

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)