Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

CARTÃO: Lula defende divulgação de gastos da presidência


Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira a divulgação das despesas da Presidência da República com os cartões de crédito corporativos da União, exceto nos gastos com a segurança pessoal do chefe de Estado e de sua família. Ele falou com jornalistas ao chegar ao aeroporto de Macapá (AP), após encontro com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na Guiana Francesa.

"Para mim, só tem um gasto que não tem de ser explicitado e detalhado, que são os de segurança, algo muito delicado", afirmou Lula. "Na minha opinião, o que não se tratar da segurança pessoal do presidente e de sua família pode ser declarado", assinalou.

Lula disse não temer que a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigará o uso dos cartões impeça a votação de projetos considerados prioritários pelo governo federal, como a reforma tributária. "Uma CPMI não vai atrapalhar nada. A Comissão vai estudar, investigar e apresentar um resultado. O Brasil tem de continuar a funcionar", avaliou.

O presidente elogiou ainda o uso de cartões de crédito para pagar pequenas despesas do governo federal. Para Lula, os gastos eletrônicos fornecem mais transparência à administração pública.

"O cartão corporativo é a forma mais séria e transparente de cuidar dos gastos públicos", declarou Lula. "O que precisamos é, a partir das deficiências, fazer as correções necessárias e continuar colocando na Internet o detalhamento dos gastos para que a sociedade tenha as informações", concluiu. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)