Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

'Carta de alforria' dos garimpeiros será votado na Câmara


Camila Vassalo
Da Agência Brasil

Brasília - Os garimpeiros estão mais próximos de ter acesso a direitos trabalhistas e previdenciários. Na última quarta-feira (17), a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que assegura benefícios para a categoria, como carteira assinada e aposentadoria, e dificulta a exploração de mão-de-obra escrava.

Resultado de mais de dois anos de discussões, o Estatuto do Garimpeiro agora segue para votação no plenário da Câmara e depois vai para o Senado. O texto foi elaborado em conjunto por cooperativas, sindicatos, associações e governo federal, com ajustes para evitar problemas de ordem constitucional.

O estatuto determina um conjunto de direitos e deveres para os garimpeiros. A principal mudança é a formalização da categoria. Atualmente, há cerca de 350 mil garimpeiros com carteira assinada em todo o país. No entanto, cerca de 1,5 milhão exerce a profissão na informalidade.

Segundo o presidente do Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada (PA), Raimundo Benigno Moreira, ao estar dentro da lei, o garimpeiro formalizado não agride a natureza e conquista cidadania. “Com esse estatuto aprovado, ele realmente recebe a carta de alforria porque vai ser incluído na sociedade e passará a ter respeito”, avalia Moreira.

A proposta define ainda outros direitos para os garimpeiros. Em qualquer modalidade de trabalho, eles poderão comercializar diretamente com o consumidor final, desde que o minério seja extraído de um garimpo autorizado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia.

Em contrapartida, os garimpeiros terão uma série de deveres, como recuperar áreas degradadas pela mineração e cumprir a legislação vigente em relação à saúde e à segurança no trabalho. A proposta proíbe ainda o trabalho de menores de 18 anos, o que coíbe o uso de mão-de-obra infantil.

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)