Sábado, 1 de março de 2014 - 14h50
Alana Gandra
Agência Brasil
Primeiro bloco de carnaval criado no Rio de Janeiro para pessoas surdas, em 2005, o Gargalhada completa nove anos de sucesso e faz seu desfile alegre e irreverente pela Avenida 28 de Setembro, em Vila Isabel, zona norte da cidade, neste domingo de carnaval (2).
A ideia, de acordo com a presidenta do bloco, Yolanda Braconnot, é juntar foliões com e sem deficiência. "Pessoas aparentemente normais com pessoas especiais”. A concentração será às 13h, e o desfile está marcado para começar às 15h.
Duas musas do bloco este ano, conhecidas como "gargalhetes", são deficientes auditivas, bem como a rainha e a princesa, as drag queens Kitana McNew e Many Pipoka, respectivamente. Quem carrega o estandarte é Shirley, portadora de síndrome de Down.
Este ano, a marchinha vencedora do bloco foi A Copa do Mundo É Nossa. Ou Não, composta por Waldir Lopes, deficiente visual. Ele venceu outros quatro sambas concorrentes. “Estamos a pleno vapor”, destacou Yolanda.
O Gargalhada se destaca dos demais blocos do Rio por trazer um intérprete de Libras (linguagem de sinais), com o objetivo de promover maiores integração e participação dos deficientes auditivos. O bloco inovou também, em 2008, quando introduziu na bateria oito ritmistas surdos.
No carnaval de 2014, mais um diferencial para o Gargalhada. Ao contrário dos demais blocos cariocas, ele traz como madrinha da bateria, representando as pessoas da “quase melhor idade”, uma foliã de 55 anos.
O Gargalhada atrai moradores de Vila Isabel, mas também de bairros vizinhos, das zonas sul e oeste, e até de Niterói, devido à parceria com o grupo Anjos de Visão, que congrega cadeirantes, cegos e portadores de síndrome de Down, salientou Yolanda. Cheila Felton coordena o Anjos de Visão. Ela disse à Agência Brasil que, no Gargalhada, devido à composição do bloco, o desfile “é pura emoção”.
“O pessoal acaba gostando da proposta do bloco integrativo e inclusivo”, disse Yolanda. Outra parceria, firmada com o Instituto Sangue Bom - que busca oportunidades para pessoas menos favorecidas - garantiu ao bloco um carro de som neste carnaval, e o desfile promete ser ainda mais alegre. A presidenta da agremiação estima que mais de mil pessoas se juntarão aos organizadores do Gargalhada no carnaval deste ano.
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do