Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Câmara dos Deputados homenageia Campanha da Fraternidade


Uma sessão solene realizada na Câmara, homenageou a Campanha da Fraternidade de 2008, realizada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema Fraternidade em Defesa da Vida. A sessão foi proposta pelos deputados Nelson Pelegrino, Geraldo Magela, José Linhares, Luiz Carlos Hauly e Nazareno Fonteles. 

"O Brasil deve muito à atuação da CNBB. Em sua luta vigilante, ela foi excepcional em vários momentos. Por meio das Campanhas da Fraternidade, a CNBB traz temas prioritários à pauta nacional. Poucas entidades são capazes de tanto", disse o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, ao discursar sobre a atuação da CNBB.

Segundo Chinaglia, a CF propõe uma discussão sobre todas as formas de ameaça à vida. "A Campanha da Fraternidade preconiza a valorização da vida em todas as suas manifestações e implicações", afirmou. O deputado lembrou as situações que ameaçam a vida e citou a violência, a morte nas estradas, a mortalidade infantil, o trabalho escravo e a degração do "patrimônio natural". "Esta Campanha da Fraternidade é mais uma demonstração do verdadeiro e amplo pacto da CNBB e a sociedade brasileira", considerou.

O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), um dos autores do requerimento para a realização da sessão, lembrou que "a Campanha da Fraternidade vai além do aborto e da eutanásia", como tem sido focado pela imprensa. "A CNBB propõe é uma discussão sobre a vida", ponderou. "Se continuarmos degradando o planeta e consumindo os recursos naturais, como estamos fazendo, poderemos pôr em risco a própria existência humana", concluiu.

Já o deputado Magela (PT-DF) avaliou que defender a vida é pensar quais políticas públicas estão sendo adotadas e de que forma o Congresso tem pensado a questão. "A CNBB chama todos nós, não apenas os católicos, a fazer essas reflexões", disse.

Segundo o deputado padre José Linhares (PP-CE), outro solicitante da homenagem, a campanha deste ano denuncia os "sinais de morte" presentes na sociedade, como a pobreza, a exclusão, a violência, a degradação da natureza e as deficiências da saúde e da educação. Linhares criticou os que defendem a liberação de pesquisas com embriões humanos. "Independente da decisão do Supremo Tribunal Federal, permaneceremos fiéis à cláusula pétrea do evangelho e da nossa fé", disse sob os aplausos do plenário.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que também pediu a sessão, afirmou a necessidade de combater a violência recordando a morte de sua concunhada, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Paraná, que foi assassinada na semana passada. "O Brasil é a maior nação cristã do mundo e precisamos liderar essas mudanças nas estruturas", disse.

Dom Dimas

Ao final da sessão, foi concedida a palavra ao secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. Ele agradeceu a homenagem da Câmara e a iniciativa dos deputados que solicitaram a sessão solene. "Nesta Campanha da Fraternidade, o que está em jogo não são os dogmas, mas a boa ciência que nos mostra a vida começa na concepção", afirmou. "A Campanha diz respeito a todas as pessoas", disse, lembrando que muitas lideranças têm sua vida ameaçada por defender os excluídos, citando, como exemplo, o bispo da Prelazia do Xingu, dom Erwin Kräutler, ameaçado de morte. "É preciso ir às causas da violência", concluiu.

Fonte:  CNBB

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)