Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

Ponte binacional reúne análises técnicas no Palácio do Itamaraty


Equipes técnicas do Governo Federal, do estado de Rondônia e da Bolívia tratam da ponte binacional - Gente de Opinião
Equipes técnicas do Governo Federal, do estado de Rondônia e da Bolívia tratam da ponte binacional

Para alinhar os detalhes técnicos da ponte binacional Brasil-Bolívia, que vai ligar as cidades de Guajará-Mirim em Rondônia a Guayaramerín no Departamento boliviano de Beni, reuniram-se no Palácio do Itamaraty, nesta quinta-feira, 6, em Brasília, o embaixador da Bolívia, Horácio Villegas, o diretor de Planejamento e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello e representantes do Ministério dos Transportes e do Governo de Rondônia.

Com a apresentação da maquete eletrônica e dos dados arquitetônicos e de engenharia da ponte, pelo engenheiro Luiz Guilherme do Dnit, as equipes puderam aprofundar os detalhes da obra, conforme as expectativas econômicas e suas normativas de sustentabilidade e logística dos dois países. O plano aprovado em 2015 apontava o custo total da ponte de R$ 135 milhões. “Com atualização por índices dos custos, a estimativa é que em 2023 a ponte custe R$ 244 milhões”, explicou Luiz Guilherme.

O diretor do Dnit ressaltou que há diversos cálculos que precisam ser refeitos para atender novas normas de engenharia para concreto, mas que a contratação integrada pode acelerar estes procedimentos. Segundo ele, até a licitação da obra pode acontecer mais rapidamente.

A comitiva da Bolívia pontuou que os engenheiros do país sugerem alteração no gabarito (formato da curva ascendente da ponte), para que possa ser possível a navegação por embarcações maiores do que as propostas no projeto. Foram debatidos os possíveis andamentos dos ajustes técnicos e seus enlaces orçamentários para que se mantenha o cronograma traçado pelo Dnit a partir de 2023.

Todas as sugestões apresentadas foram recebidas para análise do Dnit e Ministério dos Transportes para apreciação técnica em conjunto.  Nos próximos dias, os dois países tratarão da possibilidade dos ajustes da ponte para possibilitar a logística hidroviária de maiores embarcações que o projeto inicial propõe. O objetivo é alterar minimamente o projeto que já existe, com vistas a não aumentar significativamente o prazo e os custos de modo a atender integralmente o Tratado de Petrópolis. Ficou convencionado que as partes também se reunirão em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) em data a ser definida entre as partes.

Participaram da reunião, o secretário Especial de Integração do Estado de Rondônia, Augusto Leonel, a secretária de Obras Públicas do Governo de Beni, Nathaly Dávila e comitivas boliviana e brasileira.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com déficit de 40% de manicures no país, 25º Congresso da Beleza movimenta o setor com palestras e tendências

Com déficit de 40% de manicures no país, 25º Congresso da Beleza movimenta o setor com palestras e tendências

Dados recentes do setor da beleza apontam mais de um milhão de manicures atuando no país. A demanda tem sido crescente, mas por outro lado falta cap

Fercal ganha centro de treinamento sob comando de coach campeão

Fercal ganha centro de treinamento sob comando de coach campeão

O personal trainer Charles Lima, eleito em 2022 o melhor coach do Centro-Oeste, deu mais um passo importante em sua trajetória profissional. Reconhe

Cármen Lúcia forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados

Cármen Lúcia forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (11) maioria de votos para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais

Casa das ONGs abre edital para a sociedade civil propor atividades, durante a COP 30, em Belém (PA)

Casa das ONGs abre edital para a sociedade civil propor atividades, durante a COP 30, em Belém (PA)

O Brasil se prepara para sediar um dos mais importantes eventos sobre clima, meio ambiente e sustentabilidade – a COP 30, que acontece em Belém (PA)

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)