Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

150 estudantes disputam vaga para as olimpíadas internacionais de astronomia e astrofísica


150 estudantes disputam vaga para as olimpíadas internacionais de astronomia e astrofísica - Gente de Opinião

Dos dias 9 a 12 de março, 150 estudantes participarão do Torneio Seletivo de Astronomia e Astrofísica, etapa presencial que escolherá as equipes que irão representar o Brasil na XIX Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na XVIII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em 2026. 

O Torneio Seletivo será realizado na cidade de Barra do Piraí (RJ). Durante a etapa presencial, os estudantes enfrentarão provas teóricas, observacional real e/ou de planetário e de carta celeste. 

Como participar

Para disputar uma vaga na olimpíada internacional ou latino-americana, os alunos do ensino médio precisam obter nota igual ou superior a 7, na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior. Já os estudantes do 9º ano do ensino fundamental devem alcançar nota igual ou superior a 9. 

Em seguida, os classificados participam de três provas on-line de nível progressivamente mais elevado. A classificação considera média ponderada, com pesos crescentes para cada avaliação, valorizando desempenho técnico e evolução ao longo do processo. 

Após esta etapa, serão escolhidos 45 estudantes para os treinamentos oficiais de 2026. A formação do grupo considera a média final e critérios específicos que ampliam a representatividade, incluindo vagas destinadas a meninas, estudantes de escolas públicas e alunos do primeiro ano do Ensino Médio. 

Ao final do processo de treinamentos, serão definidos 5 jovens para representar o Brasil na IOAA, 5 para OLAA, além de 5 suplentes. 

Organização, apoios e embaixadores OBA

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space e Força Aérea Brasileira. 

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo e AstroBioFísica.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cearense DNE Diagnósticos Nordeste é reconhecida pelas ações sustentáveis e de impacto socioambiental em premiação nacional

Cearense DNE Diagnósticos Nordeste é reconhecida pelas ações sustentáveis e de impacto socioambiental em premiação nacional

Empresa com atuação em soluções para diagnóstico humano e veterinário, anatomia patológica, cuidados com feridas e tecnologias de controle no setor

Sebrae em Rondônia fortalece governança em encontro nacional de conselheiros

Sebrae em Rondônia fortalece governança em encontro nacional de conselheiros

O Sebrae em Rondônia participou, nesta semana, de uma agenda estratégica em São Paulo voltada ao fortalecimento da governança corporativa e da atuaçã

 Salário-maternidade rural: saiba como solicitar

Salário-maternidade rural: saiba como solicitar

A Defensoria Pública da União (DPU) divulga as novas orientações para a cidadã que deseja solicitar o salário-maternidade rural. Esse benefício prev

Maternidade redefine padrões no Miss Universe Brasil

Maternidade redefine padrões no Miss Universe Brasil

Com a proximidade do Dia das Mães (10), a data convida à reflexão sobre os múltiplos papéis que compõem a identidade feminina contemporânea. Mais do

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)