Quarta-feira, 12 de junho de 2024 - 17h27

Qual o tamanho do
Sol? Como comparar o volume entre a Terra, Marte e Saturno, o planeta com os
famosos anéis? Como lançar um foguete de garrafa pet? Esses mistérios da
ciência, da astronomia e da astronáutica vão ser desvendados por professores de
Sorocaba e região durante o 83º Encontro Regional de Ensino de Astronomia
(EREA). Pela primeira vez no município, o evento gratuito acontece no dia 14 de
junho, das 8h às 18h, no campus do Centro Universitário Facens.
Realizado pela
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, com o apoio da Facens, o
EREA tem como principal objetivo capacitar professores de diferentes regiões do
país no ensino de astronomia e ciências espaciais, além de aproximar astrônomos
e membros da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira.
Programação
Durante a
programação, os participantes vão aprender a construir foguetes de garrafa pet
e bases de lançamento. Vão acompanhar oficinas práticas que vão ensinar a
desenhar as órbitas dos planetas e cometas até de olhos fechados, além de saber
qual a diferença de tamanho entre o Sol e os planetas.
O encontro é comandado pelo coordenador nacional da OBA, o astrônomo e professor Dr. João Canalle, que é uma das maiores autoridades em ciências espaciais na América Latina.

Ensino divertido
Canalle ressalta que o Encontro tem o intuito fornecer informações atualizadas sobre astronomia, além de ensinar professores a apresentar a astronomia de modo lúdico e divertido para estudantes de todas as idades.
O coordenador da OBA lembra que os conteúdos de astronomia e astronáutica permitem tocar o imaginário das pessoas. Com as atividades práticas, os estudantes são instigados pela curiosidade. “Os jovens ficam mais envolvidos com a aula e ‘deixam de lado’ os celulares ou conversas paralelas”.
- Já vimos diversos exemplos de alunos que estavam desanimados, mas que reencontraram o desejo de estudar após a participação na escola em experimentos científicos lúdicos e em olimpíadas científicas. Acreditamos que a educação tem o poder de transformar vidas. Para isso, precisamos estar atentos não só com que ensinamos, mas também a forma como apresentamos o conteúdo - ressalta.
- O Centro Universitário Facens apoia o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) e a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) pois acredita que o desenvolvimento de alunos cidadãos preparados para a vida extrapola suas atividades em sala de aula. Desde 2023 valorizamos os estudantes medalhistas com a abertura das Vagas Olímpicas, destinadas aos que se dedicam a estas competições em todo o país. Para que eles cheguem ao pódio e à universidade, os professores do Ensino Médio também precisam estar preparados e incentivar o interesse na participação em Olimpíadas no Conhecimento nas escolas onde atuam, por isso esse encontro é tão fundamental – ressalta o reitor do Centro Universitário Facens, Fabiano Marques.
Organizadores
A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Deputados Federais Tabata Amaral, Janones, Vitor Lippi, Senador astronauta Marcos Pontes, UERJ, e é patrocinada pela Universidade Paulista (UNIP), Centro universitário Facens e BTG Pactual.
A OBA ainda tem como Embaixadores os canais Manual do Mundo, Space Today, Física Total e AstroBioFísica
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Sebrae em Rondônia fortalece governança em encontro nacional de conselheiros
O Sebrae em Rondônia participou, nesta semana, de uma agenda estratégica em São Paulo voltada ao fortalecimento da governança corporativa e da atuaçã

Salário-maternidade rural: saiba como solicitar
A Defensoria Pública da União (DPU) divulga as novas orientações para a cidadã que deseja solicitar o salário-maternidade rural. Esse benefício prev

Maternidade redefine padrões no Miss Universe Brasil
Com a proximidade do Dia das Mães (10), a data convida à reflexão sobre os múltiplos papéis que compõem a identidade feminina contemporânea. Mais do

Guia gratuito reúne estratégias para bares e restaurantes ampliarem vendas no Dia das Mães
O Dia das Mães se fortalece, ano após ano, como uma das datas mais relevantes para bares e restaurantes no Brasil. Ao mesmo tempo em que representa um
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)