Quinta-feira, 22 de junho de 2023 - 13h36
Representantes
do governo Federal realizarão uma reunião no Ministério da Gestão, nesta
quarta-feira (21/6), com a presença da Ministra, Esther Dweck, do Diretor Geral
da ANM, Mauro Henrique Moreira Sousa, e agentes do Ministério de Minas e
Energia, com o objetivo de buscar uma solução para a crise da Agência Nacional
de Mineração, que sofre com a falta de estrutura.
O encontro é uma resposta a diversas manifestações da ANM e do
Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação
(Sinagências).
O ato mais recente é uma greve geral, convocada pelo Sinagências, também para essa quarta-feira. “O procedimento tenta sensibilizar o governo, o legislativo e a sociedade para a grave situação da Agência, que conta apenas com 30% de seu efetivo ganhando 46%, em média, menos que as outras 10 Reguladoras”, explica o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira.
De acordo com a programação da entidade, os servidores irão se reunir em frente ao Anexo II da Câmara, às 9h. Depois, seguirão para frente do MGI, onde ocorrerá a reunião, às 11:30, e tentarão uma audiência com a ministra.
Requerimentos
Enquanto isso, a Câmara dos Deputados avalia requerimentos para convocar o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o Chefe da Casa Civil, Rui Costa, para prestar esclarecimentos sobre o desmonte da ANM, na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. A convocação da ministra Esther Dweck já foi aprovada.
A comissão busca entender o motivo do veto do governo para o nivelamento e estruturação da ANM, uma vez que os recursos já constavam na LOA 23.
Na avaliação do presidente do Sinagências, Cleber Ferreira, o problema não é a falta de recursos, já garantidos na Lei Orçamentária, “o problema é a falta de vontade política do governo”.
Sebrae em Rondônia participa da Semana do Futuro, em Cuiabá
Cerca de 1,5 mil colaboradores do Sistema Sebrae de todo o Brasil se reuniu, nesta quarta-feira (17), em Cuiabá/MT, para a abertura da Semana do Fut
Dados recentes do setor da beleza apontam mais de um milhão de manicures atuando no país. A demanda tem sido crescente, mas por outro lado falta cap
Fercal ganha centro de treinamento sob comando de coach campeão
O personal trainer Charles Lima, eleito em 2022 o melhor coach do Centro-Oeste, deu mais um passo importante em sua trajetória profissional. Reconhe
Cármen Lúcia forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (11) maioria de votos para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais