Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

CNM pressionará União por solução para os Municípios, após revogação de benefício na alíquota do INSS


CNM pressionará União por solução para os Municípios, após revogação de benefício na alíquota do INSS - Gente de Opinião

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) critica a decisão do governo federal de revogar a redução da alíquota de contribuição de mais de 5,3 mil Entes locais ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) sem apresentar alternativas imediatas aos Municípios, como fez em relação aos 17 setores produtivos que também estavam contemplados na Lei 14.784/2023. A Medida Provisória (MP) 1.202/2023, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, retira uma importante conquista, que representaria economia de R$ 11 bilhões ao ano para os orçamentos municipais se valesse de forma integral. 

A entidade municipalista estuda medidas para atuação em prol dos Entes locais e pressionará o governo federal por respostas. Conforme entendimento da CNM, que carece de maior aprofundamento, o benefício terá vigência de apenas três meses (janeiro a março), uma vez que a MP estipula a revogação a partir de abril. Todos os esforços serão empregados para que a União apresente, de fato, uma solução. Para a CNM, também é questionável a suspensão, no último dia útil do ano, de um tema amplamente debatido e validado pelo Congresso Nacional, surpreendendo negativamente os gestores locais. 

“Nós, como representantes dos Municípios, sempre apresentamos os problemas que sobrecarregam as contas públicas municipais, especialmente os Municípios do Nordeste nesta questão previdenciária. A decisão do presidente Lula reforça a crise financeira, que é causada também pelos programas federais que são criados e pelas atribuições que o governo repassa aos Municípios. A crise é estrutural. Não é da prefeitura, é do cidadão brasileiro, que sofre com todo desarranjo dos últimos tempos das políticas equivocadas dos governos”, avalia o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Conselheiros do Sebrae RO participam de Encontro Nacional para fortalecer a governança corporativa da entidade

Conselheiros do Sebrae RO participam de Encontro Nacional para fortalecer a governança corporativa da entidade

O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia está bem representado no Encontro Nacional de Conselheiras e Conselheiros do Sistema Se

Divulgado edital do novo concurso da Polícia Federal para área administrativa

Divulgado edital do novo concurso da Polícia Federal para área administrativa

A Polícia Federal informa que foi tornado público, nesta sexta-feira (25/4), o edital do novo concurso público voltado para a área administrativa da

Ministro Jader Filho destaca expansão do MCMV para pessoas em situação de rua: "Também querem realizar o sonho da casa própria"

Ministro Jader Filho destaca expansão do MCMV para pessoas em situação de rua: "Também querem realizar o sonho da casa própria"

O ministro das Cidades, Jader Filho, foi o convidado do “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 23 de abril. Durante a entrevista com emissoras e jorn

Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura 2025 com inscrições abertas

Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura 2025 com inscrições abertas

A Aquishow Brasil 2025, maior evento da aquicultura nacional, anuncia a abertura das inscrições para o 4º Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquic

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)