Quarta-feira, 13 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro

Ex-presidente também está proibido de receber visitas e usar celulares


Foto: Fabio Rodrigues - Pozzebo - Agência Brasil - Gente de Opinião
Foto: Fabio Rodrigues - Pozzebo - Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Moraes também determinou a realização de busca e apreensão na casa do ex-presidente, em Brasília. O ministro também estabeleceu novas medidas contra Bolsonaro. Dessa forma, o ex-presidente está proibido de receber visitas, exceto dos advogados. Além disso, ele está proibido de usar celulares, inclusive de terceiros.

A medida foi determinada após o descumprimento da medida cautelar que impedia o ex-presidente de usar as redes sociais de terceiros.

Ontem (3), durante os atos de apoio realizados em todo o país, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou um vídeo em suas redes sociais com a manifestação do ex-presidente.

No mês passado, Moraes determinou diversas medidas cautelares contra Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica e restrição ao uso de redes sociais, incluindo perfis de terceiros.

Em sua decisão (acesse aqui a íntegra o documento), o ministro destacou que Flávio Bolsonaro e outros dois filhos do ex-presidente, Carlos e Eduardo, publicaram em suas redes sociais postagens de agradecimento de Bolsonaro aos apoiadores que compareceram aos atos realizados ontem. Dessa forma, segundo Moraes, houve descumprimento das restrições determinadas anteriormente.

"Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Bolsonaro, pois o réu produziu material para publicação nas redes sociais de seus três filhos e de todos os seus seguidores e apoiadores políticos, com claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e apoio, ostensivo, à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro", afirmou.

As medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo. Em março deste ano, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política.

Nesse processo, o ex-presidente é investigado por mandar recursos, via pix, para bancar a estadia de seu filho no exterior. Bolsonaro também é réu na ação penal da trama golpista no Supremo. O julgamento deve ocorrer em setembro.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 13 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transformação digital e futuro do mercado imobiliário são temas centrais da CONVENSI 2025 em Foz do Iguaçu

Transformação digital e futuro do mercado imobiliário são temas centrais da CONVENSI 2025 em Foz do Iguaçu

As transformações tecnológicas e as novas oportunidades do mercado imobiliário estarão no centro dos debates da CONVENSI 2025, maior convenção nacio

CONAB divulga resultado preliminar do concurso público; candidatos têm até esta quarta-feira para entrar com recursos

CONAB divulga resultado preliminar do concurso público; candidatos têm até esta quarta-feira para entrar com recursos

O Instituto Consulpam, responsável pela organização do concurso público da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), divulgou nesta terça-feira (

Ressarcimento avança: mais de 1,2 milhão de beneficiários recebem até quinta-feira (31/7)

Ressarcimento avança: mais de 1,2 milhão de beneficiários recebem até quinta-feira (31/7)

Nesta semana, o Governo Federal alcança um marco importante no processo de reparação aos beneficiários vítimas de descontos associativos indevidos

Influenciador Cabeleireiro Calvo do TikTok é convidado do Biolab Cast sobre saúde dos cabelos, apresentado por Daiana Garbin

Influenciador Cabeleireiro Calvo do TikTok é convidado do Biolab Cast sobre saúde dos cabelos, apresentado por Daiana Garbin

O cuidado com os cabelos está sempre em alta, principalmente quando o assunto é estética. Mas, a conversa vai além da autoestima, os cabelos têm out

Gente de Opinião Quarta-feira, 13 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)