Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Brasil sedia pela primeira vez Congresso Internacional de Microscopia


 
Alana Gandra
Agência Brasil

Rio de Janeiro - Pela primeira vez, o Brasil sedia, a partir de hoje (19), no Rio, o Congresso Internacional de Microscopia, que reúne cientistas das áreas de biologia e materiais de mais de 70 países. O encontro ocorre de quatro em quatro anos. A última edição foi na cidade de Saporo, no Japão.

A secretária-geral do congresso, Rossana Melo, professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), afirmou que a escolha do país para abrigar o evento mostra o valor das pesquisas brasileiras nesse campo.

“O Brasil hoje desponta como um dos países que avançou muito nessa área. Isso aconteceu porque temos pesquisas de excelência envolvendo a microscopia como ferramenta de estudo e um bom nível das publicações feitas pelos pesquisadores brasileiros. O investimento em centros de microscopia no país também cresceu muito. Tudo isso foi um fator positivo”.

A microscopia tem um escopo amplo, sendo uma ferramenta para investigação tanto na área de ciências biológicas e saúde, quanto de ciências de materiais. “E como ela trabalha no nanomundo, ela também envolve vários aspectos de nanotecnologia. E o Brasil cresceu muito nos estudos envolvendo a microscopia”.

A importância da microscopia pode ser medida também pelo grande número de sociedades científicas especializadas nesse campo em todo o mundo, observou Rossana Melo.

O congresso é organizado pela Federação Internacional das Sociedades de Microscopia (IFSM, a sigla em inglês) e pela Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Serão realizados 65 simpósios científicos durante o encontro. Além disso, haverá estandes onde serão apresentados os mais modernos produtos e serviços de microscopia desenvolvidos em países como o Japão, a Holanda e Alemanha.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç