Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Brasil sedia pela primeira vez Congresso Internacional de Microscopia


 
Alana Gandra
Agência Brasil

Rio de Janeiro - Pela primeira vez, o Brasil sedia, a partir de hoje (19), no Rio, o Congresso Internacional de Microscopia, que reúne cientistas das áreas de biologia e materiais de mais de 70 países. O encontro ocorre de quatro em quatro anos. A última edição foi na cidade de Saporo, no Japão.

A secretária-geral do congresso, Rossana Melo, professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), afirmou que a escolha do país para abrigar o evento mostra o valor das pesquisas brasileiras nesse campo.

“O Brasil hoje desponta como um dos países que avançou muito nessa área. Isso aconteceu porque temos pesquisas de excelência envolvendo a microscopia como ferramenta de estudo e um bom nível das publicações feitas pelos pesquisadores brasileiros. O investimento em centros de microscopia no país também cresceu muito. Tudo isso foi um fator positivo”.

A microscopia tem um escopo amplo, sendo uma ferramenta para investigação tanto na área de ciências biológicas e saúde, quanto de ciências de materiais. “E como ela trabalha no nanomundo, ela também envolve vários aspectos de nanotecnologia. E o Brasil cresceu muito nos estudos envolvendo a microscopia”.

A importância da microscopia pode ser medida também pelo grande número de sociedades científicas especializadas nesse campo em todo o mundo, observou Rossana Melo.

O congresso é organizado pela Federação Internacional das Sociedades de Microscopia (IFSM, a sigla em inglês) e pela Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Serão realizados 65 simpósios científicos durante o encontro. Além disso, haverá estandes onde serão apresentados os mais modernos produtos e serviços de microscopia desenvolvidos em países como o Japão, a Holanda e Alemanha.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)