Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Bancários e Fenaban retomam negociações na quinta-feira



Adriana Brendler
Agência Brasil

Brasília - O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) vão retomar as negociações em uma reunião na próxima quinta-feira(16) pela manhã.

O encontro foi proposto hoje (14) pelo desembargador Nelson Nazar, vice-presidente judicial do Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, durante uma audiência de conciliação entre representantes dos trabalhadores e patrões do setor bancário e foi acatado por ambas as partes.

Além da reunião, a proposta de conciliação estabeleceu suspensão da liminar que havia sido concedida ao Ministério Público estipulando multa diária de R$ 200 mil em caso de paralisação de mais de 30% dos serviços das agências localizadas na base do Sindicato de São Paulo e da Federação dos Empregados de Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).

O Comando Nacional dos Bancários tem 48 horas para avaliar a proposta de conciliação do TRT, que inclui ainda a possibilidade de suspensão da greve, por decisão de assembléias, a partir da sexta-feira (15), e a manutenção do estado de greve e retomada da paralisação se em cinco dias úteis não houver acordo entre as partes.

Em nota, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Retor Financeiro (Contraf) lamentou que conflitos trabalhistas ainda precisem ser resolvidos na Justiça, mas considerou positiva a possibilidade de retomada das negociações.

“O que houve de positivo foi a retomada das negociações com os bancos, que é um dos objetivos da nossa greve. Isso demonstra a importância da continuidade da paralisação em todo o país para que a Fenaban apresente na negociação de quinta-feira uma proposta que contemple as reivindicações da categoria", avaliou Vagner Freitas, presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional de Greve.

Contatados pela Agência Brasil, os representantes da Fenaban não foram localizados para comentar a retomada das negociações com os bancários em greve.

A audiência de conciliação foi promovida pelo TRT de São Paulo a partir da instauração de dissídio coletivo de greve por parte do Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com a Contraf, os números da greve nesta terça-feira foram os mesmos de ontem: cerca de cinco mil agências bancárias paralisadas nas 27 capitais brasileiras, no Distrito Federal. Segundo a entidade, a greve, que prossegue amanhã, também atinge cidades do interior cobertas pelas 148 bases sindicais ligadas a Contraf, mas não é possível precisar nesse momento quantos são e onde estão esses municípios.


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)