Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Arthur Virgílio chama Lula de 'típico demagogo sul-americano'


O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), anunciou nesta sexta-feira (29) que não atenderá à solicitação da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) para que indique os representantes do partido. O senador explicou que a retirada dos nomes do PSDB não foi um gesto simplesmente simbólico pelo fato de a comissão ter concluído seu trabalho, com a aprovação da peça orçamentária. A medida, assinalou, foi uma advertência, pois, do jeito que está, a CMO é "uma porta aberta para escândalos".

- Se a comissão não modificar seus métodos e sua forma de atuação, o PSDB, em sinal de protesto, não indicará ninguém para integrá-la - alertou.

O senador também respondeu às declarações feitas na quinta-feira (28), em Sergipe, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando lançou acusações aos Poderes Judiciário e Legislativo. Para Virgílio, Lula atuou como um "típico demagogo sul-americano" ao tentar jogar o povo contra a oposição.

Arthur Virgílio disse que a oposição tem todo o direito de recorrer à Justiça contra quaisquer atos ou medidas que considere inconstitucionais. Ele lembrou que se a oposição, quando foi governo, não lançou um programa eleitoreiro como o Territórios da Cidadania, foi porque não comete ilegalidades. O senador ainda repudiou as agressões dirigidas ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello.

O PSDB divulgou nota nesta sexta-feira, em defesa do ministro e repudiando as declarações de Lula.

Fonte: Agência Senado / Ricardo Icassatti

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes cobra Energisa e ANEEL por solução definitiva diante da crise elétrica em Rondônia

Deputada federal Cristiane Lopes cobra Energisa e ANEEL por solução definitiva diante da crise elétrica em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes intensificou a atuação em defesa da população atingida pelos constantes apagões em Rondônia e esteve pessoalmente

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)