Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Aplicação da Ficha Limpa retroativa divide o STF


Aplicação da Ficha Limpa retroativa divide o STF - Gente de Opinião

247 - A votação que legitimou a retroatividade da Lei da Ficha Limpa nesta semana deixou clara uma divisão no Supremo Tribunal Federal, com críticas ferrenhas dos ministros que foram votos vencidos.

O decano, Celso de Mello, teria desabafado com colegas e classificado o resultado da votação, em que a maioria legitimou a retroatividade da Lei da Ficha Limpa, como o mais vergonhoso da história do STF, de acordo com bastidor divulgado na coluna Painel, da Folha.

Crítico público da decisão, o ministro Marco Aurélio Mello disse estar "perplexo". Para ele, tese vencedora não se modula, ao contrário do que defendem alguns pares. "Que lidem com isso", completou.

Somam-se aos críticos da decisão os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Para o jornalista Kennedy Alencar, o STF faz "populismo judicial" ao retroagir a Lei da Ficha Limpa, com decisão que "contraria princípio geral do direito e até a Constituição" (leia aqui).

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)