Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Amazônia precisa ser cultivada como "jóia rara", defende coordenadora da Pastoral da Criança


Gláucia Gomes
Agência Brasil

Brasília - A coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, Zilda Arns, defende que a Amazônia seja cultivada como "uma jóia rara que nós temos de preservar para o benefício de todos".

Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, ela afirmou que para a auto-sustentabilidade da região é preciso conservar o meio ambiente, alcançar o maior número de comunidades ribeirinhas na redução da mortalidade infantil e da desnutrição, e promover a paz e a educação da mulher, "que é a grande transformadora social".

Zilda Arns destacou que a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como lema Amazônia e Fraternidade – Vida e Missão neste Chão, é um trabalho que se faz todos os dias, "é um chamado, discutindo a biodiversidade, a inclusão social de tantos pobres, promovendo a conscientização de todos”.

Depois de lembrar que esteve há pouco em Guiné Bissau, onde a preservação da Amazônia também foi discutida, a coordenadora afirmou que "será um caos se continuarem a derrubar as matas, não só na Amazônia, mas no Brasil inteiro". E alertou para "uma conscientização sobre o meio ambiente, porque é uma questão de sobrevivência – a ganância de poucos não pode acabar com a saúde e com o bem-estar do Brasil e do mundo”.

Na opinião de Zilda Arns o governo precisa cuidar da Amazônia com mais seriedade, com mais fiscalização, com leis mais adequadas, para que haja a auto-sustentação das comunidades locais. "Esses povos sofrem muito. O assunto é urgente e o Brasil não pode ficar dormindo em cima desse problema, um dos mais graves do país e do mundo – a destruição de uma natureza tão fantástica”.

A coordenadora destacou ainda que a Pastoral da Criança e do Idoso sempre trabalhou na conscientização das famílias: "Apesar de ser da Igreja Católica, a Pastoral sempre atuou de maneira ecumênica e nós convocamos todas as religiões para se abraçarem e tornarem a Amazônia uma peça rara, porque precisamos nos unir para preservar".


 

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)