Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008 - 09h55
Eider pena destaca que o Amapá vai sair na frente no que diz respeito à regularização de todas as suas terras
Em 90 dias proprietários de terras no Amapá devem iniciar o processo de regularização fundiária. A previsão é do deputado Eider Pena. Ele disse que dos 14,4 milhões de hectares pertencentes ao Estado, apenas setecentos mil são regularizados. O número corresponde a 4,7% do território amapaense.
Eider Pena explicou que o número ainda baixo também tem a ver com a não atuação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) que por cerca de dez anos não regularizava terras.
Essa situação foi modificada de uns tempos pra cá. Segundo o deputado, além de estar atuante, o Incra ainda integra um termo de cooperação técnica firmado durante a assinatura do decreto de transferência das terras para o Amapá, feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro do ano passado.
De acordo com o deputado, o Amapá deu uma largada e será o primeiro Estado da Federação a regularizar todas as suas terras, já que a União colocou à disposição cerca de oito milhões de reais para as discriminatórias das áreas.
Eider informou que leis para sustentabilidade já estão sendo trabalhadas de acordo com o mapa total do território, que destaca reservas, parques e terras próprias.
Entre vários nomes, Eider citou o presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Amanajás, como baluarte na luta que conseguiu a transferência de terras da União para o Amapá.
Segundo o parlamentar, o Estado sai na frente em se tratando de regularização fundiária. Dos nove estados da Amazônia Legal, apenas 4% têm terras regularizadas.
Fonte: Diário do Amapá
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do