Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

ALE aprova Lei da Ficha Limpa para conselheiros do TCE


Agência Brasil  - Rio de Janeiro - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou hoje (26), por unanimidade, a Proposta de Emenda Constitucional nº 22 (PEC 22), que institui a Lei da Ficha Limpa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Foi o segundo turno da votação e a emenda contou com a aprovação dos 48 deputados presentes à votação. A PEC 22 foi também aprovada por unanimidade no primeiro turno, realizado semana passada.

A criação da lei foi uma iniciativa dos deputados estaduais Luiz Paulo (PSDB/RJ) e Robson Leite (PT/RJ), que elaboraram e aprovaram, no final de 2011, uma outra emenda que garante o Ficha Limpa para todos os nomeados dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Segundo Leite, os conselheiros do Tribunal de Contas são responsáveis por julgar e emitir pareceres técnicos, aprovando ou reprovando as contas dos governantes do estado e da maioria das prefeituras, exceto da capital fluminense.

Segundo o deputado, a PEC 22 é um avanço para o Rio de Janeiro. “Nós ganhamos com isso. É um exemplo que se dá aos outros estados. A emenda é para que possamos ter a prerrogativa da Lei da Ficha Limpa valendo em duas situações: para os cargos de nomeação e agora para os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. É um exemplo de compromisso com a ética republicana, pois o papel do conselheiro é fundamental até para que nós deputados possamos ter a confiança de que eles farão o seu trabalho de forma isenta, dando segurança à aprovação dessas contas”, disse.

Para que a Lei da Ficha Limpa entre em vigor não será necessária a sanção do governador Sérgio Cabral. A PEC 22 valerá assim que for publicada no Diário Oficial pelo presidente da ALERJ, deputado Paulo Melo (PMDB).

“Este é um ato exclusivo da Assembleia Legislativa do Estado, por ser uma emenda constitucional estadual. É importante lembrar que nós temos sete conselheiros e todos eles passam pelo voto na 'casa' para aprovação. A partir de agora, qualquer conselheiro indicado terá que obrigatoriamente passar pelo crivo das prerrogativas da Ficha Limpa Nacional”, disse o deputado Robson Leite.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)