Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
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Política - Nacional

Aeronautas querem agência independente


Erica Ribeiro - Agência O GloboRIO - Representantes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) solicitaram que seja colocado em prática o projeto de criação de uma agência independente para investigação de acidentes aéreos. Segundo a presidente do SNA, Graziella Baggio, há mais de uma década o sindicato tenta a implantação da agência independente, que seria formada por profissionais sem vínculo com órgãos do governo, companhias aéreas e demais setores da aviação.A idéia é levar a discussão à sociedade e encaminhar um proejeto de lei para a criação da agência. O assunto foi discutido durante um evento que reúne profissionais da Ifalpa (Associação Internacional de Pilotos, em português), da qual o sindicato faz parte. De acordo com Carlos Limon, vice-presidente da Ifalpa e comandante da companhia aérea Mexicana de Aviacion, a atuação de uma comissão independente de investigação de acidentes aéreos não tem caráter punitivo e o principal objetivo é intensificar mecanismos de prevenção.Limon citou a Austrália e a nova Zelândia como países que são exemplos em segurança na aviação. Ambos, disse ele, têm agências independentes de investigação, que "atuam sem a pressão do governo ou o que for, sem se submeter a outro objetivo que não seja a prevenção", assinalou. Somente depois de concluída a invstigação sobre o acidente da Gol o sindicato voltará a discutir a criação da agência.O crescimento da aviação mundial, o que inclui o Brasil, aumenta a necessidade de ações que possam cada vez mais evitar acidentes, analisando profundamente as causas de fatos já ocorridos. Isso porque, com mais aviões em trânsito, maiores os riscos de acidentes, o que amplia a necessidade de melhores práticas na segurança de vôo, acrescentou Limon.O Brasil figura entre os países com menores índices de acidentes, em uma escala de 0.8 por milhão de decolagens, ainda sem contar o acidente da Gol. A média mundial é de 1.2 por milhão de decolagens.A investigação sobre o acidente da Gol vai contar com a participação da NTSB, agência independente americana, já que o avião Legacy, fabricad pela Embraer, já estava com registro americano. O sindicato dos Aeronautas vai solicitar a inclusão de membros da Ifalpa na investigação do acidente.

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