Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

AAM leva cinco pautas para bancada federal



 Hoje (terça-feira, 10/02), às 18h, no Anexo II, do Plenário 14 da Câmara dos Deputados, o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), José Thomé Filho, se reúne com os membros da bancada federal do Amazonas. O encontro foi articulado pelo deputado federal Átila Lins (PMDB), coordenador da bancada federal do Amazonas, e terá a participação de 39 prefeitos do Estado.

Na pauta de discussões, a AAM solicita alternativas para solucionar o problema de aeródromos do interior do Estado, descontingenciamento dos recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), dívidas dos municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a conclusão do programa Luz Para Todos, e os reflexos negativos da crise mundial nos repasses constitucionais (Fundo de Participação dos Municípios – FPM e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS).

"A dívida com o INSS está inviabilizando as administrações municipais, e o problema dos aeródromos do Estado do Amazonas que não estão homologados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tem dificultado o transporte aéreo dos usuários do interior. Também vamos aanalisar os reflexos negativos nos repasses do FPM e ICMS", comentou Thomé.

Quanto aos recursos contingenciados da Suframa, A AAM já se reuniu, no dia 15 do mês passado, com a direção do órgão para obter informações sobre a disponibilidade de verbas para apoiar projetos de fomento às atividades produtivas. A idéia, segundo Thomé Filho, é obter mais recursos para a implementação de projetos que promovam a geração de emprego e renda nos municípios do Estado. "Estamos buscando identificar alternativas e parceiros para alcançar esse objetivo", disse.

O presidente da AAM também está acompanhando os 39 prefeitos amazonenses que estão participando do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas que acontecerá em Brasília, hoje e amanhã (quarta-feira, 11/02). A programação inclui mesas setoriais e oficinas para discutir temas de interesse comum entre o governo federal e os municípios nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, habitação, infra-estrutura, segurança e cultura.

O evento está sendo organizado pela Presidência da República e terá a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro Filho, da Educação, Fernando Haddad, da Saúde, José Gomes Temporão, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, da Cultura, Juca Ferreira, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, da Casa Civil, Dilma Roussef, das Cidades, Márcio Fortes, do Meio Ambiente, Carlos Minc Baumfeld, e da Justiça, Tarso Genro.

Fonte: Guilherme Gil

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)