Quarta-feira, 25 de março de 2015 - 00h06
Antônio Carlos do Reis reunido com os diretores de instituições de Ensino Superior
Em reunião coordenada pelo secretário de Segurança, Antônio Carlos do Reis, com a participação de diretores de instituições de ensino de Porto Velho, foi discutido a atuação dos acadêmicos de cursos de psicologia no programa piloto que será implantado nas unidades.
Na ocasião, André Roberto, gerente de Planejamento (Geplan), explicou que a Sesdec busca minimizar os efeitos da violência na sociedade, por isso estabeleceu, além da atuação entre as forças de Segurança Pública, a humanização do atendimento nas unidades, com o objetivo de proporcionar um ambiente adequado de atendimento ao cidadão.
“A parceria com as instituições de ensino superior nas localidades de atuação das Unisps é de fundamental importância, já que irá servir como piloto para a atuação nas delegacias especializadas de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)”, disse André Roberto.
O projeto piloto será implantado nas Unisps de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena, pois estas unidades foram planejadas com ambientes para inserção de profissionais que farão o atendimento humanizado.
Paulo Andrade, diretor da faculdade Unopar, agradeceu a oportunidade da parceria com a instituição, o que segundo ele, vai proporcionar uma maior interação dos acadêmicos com a realidade profissional. “A vítima chega tão fragilizada na delegacia que, às vezes, o atendimento humanizado já pode resolver mais da metade da situação. O simples fato de chegar e ser direcionada para uma sala, onde irá receber o atendimento psicológico e social, para depois prestar seu depoimento, propicia um novo sentido”, disse.
Antônio Carlos dos Reis, secretário de Segurança, explicou que as Unidades Integradas foram projetadas para oferecer um ambiente seguro e aconchegante. Com arquitetura moderna, onde a vítima será recepcionada e dirigida a uma sala reservada, ficando em um ambiente separado do infrator, testemunha e do público comum.
Nas Unidades também serão instaladas três custódias de passagem e uma sala de reconhecimento de suspeitos de terem cometido crimes. “As testemunhas e vítimas poderão identificar criminosos sem o receio de serem reconhecidos pelos mesmos e sofrerem futuras represálias”, salientou Reis.
Na semana passada, o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, e o gerente de planejamento, André Roberto, visitaram as obras das Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisp), no interior do Estado – Vilhena, Rolim de Moura, Ji- Paraná, Nova Brasilândia, Espigão do Oeste e Colorado do Oeste.
Fonte
Texto: Arian Oliveira e Márcia Martins
Fotos: Márcia Martins
Decom - Governo de Rondônia
Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com
Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação
Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei
PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade
Na manhã desta terça-feira (20/05), a SEFIN e a Polícia Civil deflagraram a Operação Al Capone, que visa desarticular uma organização criminosa no E