Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Receita Federal apreende mais de 5 toneladas de bebidas


A equipe de Fiscalização e do Núcleo de Administração Aduaneira da Delegacia da Receita Federal de Ji-Paraná, com apoio da Polícia Civil de Rolim de Moura e da Polícia Federal, apreendeu mais de 5 toneladas de bebidas sem selo de controle ou irregulares perante o fisco. A operação denominada “ Operação Selo de Bebidas” foi realizada em Rolim de Moura e cidades do interior do estado de Rondônia, entre os dias 25 e 29 de novembro de 2013.

A importância imediata dessas Operações para a sociedade é a proteção contra produtos contrafeitos (falsificados), além do combate à sonegação do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.

Mas o que é a contrafacção e quais são seus efeitos: contrafacção ou falsificação é a imitação ilícita de um produto com marca registrada. Isso tem efeito danoso para toda a sociedade:
- o consumidor fica exposto a produtos sem controle de qualidade, que representam risco a sua saúde e segurança;

- comerciantes não conseguem competir com o mercado negro que, comercializando produto falsificado e não pagando tributo, expõe seu produto a um valor bem inferior ao valor de mercado. Isso provoca a estagnação de alguns mercados e muitas vezes a falência de empresas;

- atrelado à falsificação temos a sonegação, que reduz a arrecadação do governo. Com menos recurso, o governo realiza menos investimentos em políticas públicas, como saúde, cultura, segurança, educação, entre outros.

Por todas estas razões, o combate à contrafacção faz parte dos objetivos estratégicos da Receita Federal. Operações como esta seguem ocorrendo em todo o Estado.

Fonte: ASCOM DRF JPR/RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO e forças de segurança deflagram operação "Tribunal Vermelho" em Porto Velho

MPRO e forças de segurança deflagram operação "Tribunal Vermelho" em Porto Velho

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (30/3), a Operação Tribunal Vermelho, fruto de mais uma ação integrada de combate ao crime organizado na

Forças de segurança apreendem pasta base de cocaína, maconha e cloridrato de cocaína no Rio Madeira, em Rondônia

Forças de segurança apreendem pasta base de cocaína, maconha e cloridrato de cocaína no Rio Madeira, em Rondônia

Foram, de acordo com a PM, 72kg de pasta base de cocaína, 316,850kg de maconha e 33,100kg de cloridrato de cocaína. Polícia Militar, Polícia Federal

Operação Vendetta desarticula grupo envolvido em homicídio e organização criminosa em Nova Mamoré

Operação Vendetta desarticula grupo envolvido em homicídio e organização criminosa em Nova Mamoré

Na tarde desta sexta-feira (27), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Nova Mamoré, deflagrou a Operação VENDETTA,

Polícia Militar apreende mais de 15 kg de drogas e desarticula ponto de tráfico em Cacoal

Polícia Militar apreende mais de 15 kg de drogas e desarticula ponto de tráfico em Cacoal

A Polícia Militar de Rondônia realizou uma significativa apreensão de entorpecentes no município de Cacoal, resultando na desarticulação de um ponto

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)