Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 - 12h24
A Superintendencia da Polícia Federal em Rondônia, por meio da Delegacia de Controle de Segurança Privada, enviou ofício ao Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO) na manhã desta quinta-feira, 23/2, confirmando que vai atender ao pedido do Sindicato em ampliar a fiscalização e possível autuação das agências bancárias de todo o Estado que ainda não cumprem as determinações da Lei Estadual nº 2.530.
A lei, de autoria do deputado Hermínio Coelho (PT – Porto Velho) e sancionada pelo governador Confúcio Moura no dia 25 de julho de 2011, torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas agências e postos de serviços de instituições financeiras.
No entanto, mesmo passados sete meses, os bancos instalados em Rondônia continuam insistindo em ignorar essas determinações e sequer se dão ao trabalho de dar uma justificativa plausível para os representantes dos trabalhadores, bem como à própria sociedade.
“A lei completou sete meses desde sua sanção pelo governador e, até o momento, mesmo depois de termos tido o cuidado de informar a edição da lei para cada instituição financeira instalada no Estado, os bancos continuam ignorando a lei ou, simplesmente, a desobedecendo. Isso comprova, novamente, que a preocupação dos bancos não é com as pessoas, mas simplesmente com o lucro”, avalia José Pinheiro, presidente do SEEB/RO.
ADEQUAÇÕES
Entre as adequações que deverão ser feitas pelos bancos e cooperativas de créditos estão a instalação de porta com detector de metais e travamento e retorno automático; sistema de monitoração e gravação de imagens 24 horas, câmeras com sensores de movimento de alta resolução, instalação de vidros que suportem até disparos de calibre .45 entre outras.
A lei prevê advertência para os estabelecimentos que não se adequarem e, em caso de reincidência, multas que podem chegar até 20.000 UPF’s (Unidade Padrão Fiscal) ou até mesmo o fechamento definitivo da agência.
NÚMEROS SOMBRIOS
Uma pesquisa nacional realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), confirmou que 49 pessoas foram assassinadas em assaltos envolvendo bancos em 2011, uma média de quatro vítimas fatais por mês, o que representa um aumento de 113,04% em relação a 2010, quando foram registradas 23 mortes.
Estes números sombrios levaram a PF a multar pelo menos dez bancos por descumprimento à lei federal nº 7.102/83, em montantes que, somados, chegaram a R$ 1.258 milhões.
![]() |
Fonte: Rondineli Gonzalez
Coronel PM Regis Wellington Braguin fala sobrea operação realizada no Cai N’Água em Porto Velho
Veja o vídeo:
Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com
Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação
Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei
PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade