Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Operações contra o estelionato marcaram o ano de 2013


No decorrer no ano de 2013, os órgãos de segurança pública desarticularam as principais organizações criminosas que atuavam em Rondônia com a prática de crimes de estelionato. Os crimes são caracterizados pela obtenção de vantagem ilícita mediante meios fraudulentos prejudicando terceiros.

A complexa rede criminosa, que contava inclusive com personalidades importantes de Rondônia, foi desfeita após a realização bem sucedida de operações policiais, efetuadas pelas Polícias Civil e Federal, que tiveram grande destaque no ano passado. Entre estas podem ser citadas as Operações Hidra de Lerna, Apocalipse, Zagan e Pretórios, onde parte dos investigados continua presa e todos os envolvidos estão respondendo ao devido processo criminal.

Segundo o secretário de Segurança, Marcelo Bessa, estes grupos que foram desarticulados pelas operações policiais em Rondônia, em geral, possuem grande influência no meio social e político, o que facilita o acesso a considerável número de informações para a prática do crime de estelionato, sendo que este serve de meio para se perpetrar crimes de maior vulto, como corrupção, financiamento de tráfico de drogas, crimes eleitorais, entre outros.

“O grande número de operações e prisões realizadas não significa que Rondônia possui um nível de criminalidade e corrupção maior do que na maioria dos outros Estados, mas sim que nossos órgãos de segurança pública são mais atuantes e eficientes no combate à corrupção”, informou Bessa.

O secretário afirma ainda que a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec) continuará apoiando ações policiais no sentido de coibir e desarticular grandes grupos criminosos, uma vez que essas ações são de fundamental importância para manutenção da ordem pública e garantia da segurança da população.

Fonte: Sesdec

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart

Forças de Segurança apreendem cerca de 600 quilos de drogas na região da Zona da Mata

Forças de Segurança apreendem cerca de 600 quilos de drogas na região da Zona da Mata

Na manhã desta segunda-feira (24/11) as forças de segurança de Rondônia e Mato Grosso e Polícia Rodoviária Federal – PRF, em uma operação conjunta a

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

A Polícia Militar prendeu 11 pessoas em duas operações distintas contra o furto de energia elétrica em Porto Velho, ontem, quinta-feira (13). As açõ

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)