Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Operação Vórtice: MP-RO, TCE e PF deflagram operação para desarticular organização criminosa


O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas do Estado, deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 6 de dezembro, a Operação Vórtice, visando desarticular organização criminosa Operação Vórtice: MP-RO, TCE e PF deflagram operação para desarticular organização criminosa - Gente de Opiniãoinstalada na Prefeitura de Porto Velho e que desviava recursos por meio de fraudes em licitações milionárias.

A operação consistiu no cumprimento de 18 mandados de prisão, 31 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de afastamento de cargo público e 22 mandados de indisponibilidade de bens dos investigados, todos expedidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, a serem cumpridos em Porto Velho.

As investigações começaram em 2011, gerando a instauração de inquérito policial no início de 2012, e foram desenvolvidas em cooperação pelo Ministério Público de Rondônia, Polícia Federal e Tribunal de Contas do Estado. Constatou-se que a organização criminosa, integrada por agentes públicos municipais, empresários e pessoas tidas como “laranjas”, todos em conluio objetivando enriquecer à custa do erário municipal, vinha fraudando contratos de prestação de serviços firmados entre 2005 e 2012 com a Prefeitura.

Os ilícitos ocorreram no âmbito das Secretarias Municipais da Administração (SEMAD), Serviços Básicos (SEMUSB), Obras (SEMOB), Agricultura (SEMAGRIC), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Controladoria-Geral do Município (CGM).

Apurou-se que as empresas ligadas à organização criminosa tiveram valores empenhados acima de R$ 100 milhões com o poder público municipal durante os anos de 2006 a 2012. As últimas operações desencadeadas pelo Ministério Público do Estado de Rondônia e entidades parceiras (Termópilas, Olimpo e Vórtice) resultaram na desarticulação de três organizações criminosas que detinham contratos públicos que, somados, superavam o valor de R$ 280 milhões, levando-se em conta apenas os últimos três anos, alvo das investigações.

Os investigados responderão, na medida de sua culpabilidade, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude a licitação, tráfico de influência, peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros.

Será concedida entrevista coletiva às 12 horas, no auditório da sede do Ministério Público do Estado de Rondônia em Porto Velho.
 

Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart

Forças de Segurança apreendem cerca de 600 quilos de drogas na região da Zona da Mata

Forças de Segurança apreendem cerca de 600 quilos de drogas na região da Zona da Mata

Na manhã desta segunda-feira (24/11) as forças de segurança de Rondônia e Mato Grosso e Polícia Rodoviária Federal – PRF, em uma operação conjunta a

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

A Polícia Militar prendeu 11 pessoas em duas operações distintas contra o furto de energia elétrica em Porto Velho, ontem, quinta-feira (13). As açõ

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)