Domingo, 28 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Negada liminar a traficante condenado a mais de 60 anos


 
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu o pedido de liminar formulado no Habeas Corpus (HC 105568) impetrado em favor de Walter Martins da Silva, condenado a penas que, somadas, ultrapassam 60 anos de reclusão em razão da prática dos crimes de tráfico internacional de drogas (por três vezes) e associação para o tráfico e ainda pelo cometimento do delito de resistência.

Pedido semelhante já havia sido negado pelo STJ, que aplicou o entendimento de que em caso de sentença penal condenatória por crime equiparado a hediondo, tendo o réu permanecido preso durante todo o processo, deve ser mantida a constrição durante a tramitação da apelação.

Outro fundamento da decisão do STJ foi a necessidade de garantia da ordem pública, tendo em vista que o condenado chefiava organização criminosa altamente articulada, voltada à prática do tráfico internacional de drogas, que possuía aeronaves para o transporte da droga, circunstância que facilitaria eventual fuga, além de armamento pesado. 

No Supremo, a defesa argumentou que o STJ desconsiderou o princípio constitucional disposto no artigo 5º, inciso LVII, da Constituição, que garante a todos o direito de não ser considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.

De acordo com o ministro Gilmar Mendes, para que o decreto de custódia cautelar seja idôneo, é necessário que o ato judicial constritivo da liberdade especifique, de modo fundamentado, elementos concretos que justifiquem a medida. “Entendo que, ao negar ao paciente o direito de recorrer em liberdade, o Juízo da origem indicou elementos concretos e individualizados, aptos a demonstrar a necessidade da prisão do paciente”, afirmou.

Segundo informações dos autos, há “fundados indícios” de que a liderança da quadrilha é violenta porque já teria assassinado, só no curso das investigações, duas pessoas que representavam algum risco para a descoberta do bando. Para o juízo, o risco de que soltos os membros do bando se utilizem dos mesmos expedientes para coagir ou assassinar testemunhas e demais membros é “evidente”.

Ainda de acordo com informações do juiz da 1ª Vara Federal de Tocantins, além do apoio de membros da Polícia Civil estadual, o grupo buscou atrapalhar as investigações tentando infiltrar um de seus membros junto à Polícia Federal para obter informações sobre investigações. O poder econômico da quadrilha não pode ser desprezado porque detentora até de aeronaves empregadas no tráfico. Também há referências a aquisições de armamento pesado como é o caso das metralhadoras Uzzi, de fabricação israelense.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crime de furto de energia: oito pessoas são presas em Rondônia em um único dia

Crime de furto de energia: oito pessoas são presas em Rondônia em um único dia

O combate ao furto de energia elétrica ganhou força na última sexta-feira (26) em Rondônia e terminou com oito pessoas presas em flagrante. Ações di

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras: Polícia Militar e PRF apreendem veículo com drogas na BR-364 em Porto Velho

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras: Polícia Militar e PRF apreendem veículo com drogas na BR-364 em Porto Velho

Na tarde deste domingo (21), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, do Governo Federal por meio do Ministério da Justiça e Segurança

Polícia Federal deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt/RO

Polícia Federal deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt/RO

Vilhena/RO. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18/9), a Operação Traidores Originários, com o objetivo de desarticular associ

Polícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal em Manicoré e Humaitá

Polícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal em Manicoré e Humaitá

Amazonas – A manhã desta segunda-feira (15), está sendo marcada por intensa operação de combate ao garimpo ilegal no sul do Amazonas, especificamente

Gente de Opinião Domingo, 28 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)