Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

MPF processa auditor fiscal envolvido na Operação Titanic


 

A ação também envolve empresário e importadora de veículos de luxo, no esquema desbaratado em 2008

Porto Velho (RO), 02.08.2010 – Um milhão de reais é o valor que o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) pede como indenização por danos morais sofridos pela União e pela própria sociedade em decorrência de fraude fiscal na importação de carros de luxo. O esquema foi descoberto na Operação Titanic em 2008 e consistia no pagamento de propina a um auditor da Receita Federal para não fiscalizar e cobrar impostos de uma importadora.

Na ação de improbidade administrativa, o MPF pede o bloqueio imediato dos bens móveis, imóveis ou semoventes (gado) dos envolvidos na fraude. Os réus são o auditor fiscal da Receita Federal em Rondônia, Edcarlos Tibúrcio Pinheiro, a empresa TAG Importação e Exportação, sediada em Vila Velha, no Espírito Santo, e seu proprietário, Adriano Mariano Scopel.

Para o MPF, os envolvidos na fraude fiscal incorreram nas três modalidades de improbidade administrativa: enriquecimento ilícito, dano ao erário e ofensa aos princípios que norteiam a administração pública. O órgão requer a condenação dos envolvidos às penas do artigo 12 da Lei da Improbidade Administrativa: perda do cargo público; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa; perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio particular de cada um dos réus; ressarcimento de prejuízos causados; proibição de contratar ou receber incentivos fiscais ou créditos do poder público.
 

Entenda o caso

Em interceptações telefônicas, descobriu-se que o auditor fiscal da Receita Federal recebeu mais de 56 mil reais e uma motocicleta de luxo de Adriano Mariano Scopel para que a Tag Importação e Exportação não sofresse qualquer fiscalização. Embora o dono da empresa more no Espírito Santo, a matriz da importadora está sediada em Porto Velho devido a regime tributário diferenciado que lhe foi concedido pelo Governo de Rondônia. Assim, cabia à unidade local da Receita Federal a fiscalização do pagamento dos impostos.

O esquema foi desbaratado na Operação Titanic, deflagrada pela unidade do MPF no Espírito Santo, em conjunto com a Polícia Federal. Diversas pessoas foram presas e processadas por evasão de divisas, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. O auditor da Receita Federal repassava os valores da propina a outras pessoas (laranjas) para encobrir as práticas ilícitas.

Por estes crimes, a Justiça Federal no Estado do Espírito Santo condenou o auditor Edcarlos Tibúrcio e o empresário Adriano Scopel pelos crimes de corrupção passiva e ativa, respectivamente. Os dois ainda respondem por outros crimes.

Em relação a eventuais improbidades cometidas por agentes públicos ou pessoas ligadas ao Governo do Estado de Rondônia, por não envolver matéria federal, foi extraída cópia integral do inquérito civil e remetida ao Ministério Público de Rondônia para os devidos fins.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)