Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

MPF processa auditor fiscal envolvido na Operação Titanic


 

A ação também envolve empresário e importadora de veículos de luxo, no esquema desbaratado em 2008

Porto Velho (RO), 02.08.2010 – Um milhão de reais é o valor que o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) pede como indenização por danos morais sofridos pela União e pela própria sociedade em decorrência de fraude fiscal na importação de carros de luxo. O esquema foi descoberto na Operação Titanic em 2008 e consistia no pagamento de propina a um auditor da Receita Federal para não fiscalizar e cobrar impostos de uma importadora.

Na ação de improbidade administrativa, o MPF pede o bloqueio imediato dos bens móveis, imóveis ou semoventes (gado) dos envolvidos na fraude. Os réus são o auditor fiscal da Receita Federal em Rondônia, Edcarlos Tibúrcio Pinheiro, a empresa TAG Importação e Exportação, sediada em Vila Velha, no Espírito Santo, e seu proprietário, Adriano Mariano Scopel.

Para o MPF, os envolvidos na fraude fiscal incorreram nas três modalidades de improbidade administrativa: enriquecimento ilícito, dano ao erário e ofensa aos princípios que norteiam a administração pública. O órgão requer a condenação dos envolvidos às penas do artigo 12 da Lei da Improbidade Administrativa: perda do cargo público; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa; perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio particular de cada um dos réus; ressarcimento de prejuízos causados; proibição de contratar ou receber incentivos fiscais ou créditos do poder público.
 

Entenda o caso

Em interceptações telefônicas, descobriu-se que o auditor fiscal da Receita Federal recebeu mais de 56 mil reais e uma motocicleta de luxo de Adriano Mariano Scopel para que a Tag Importação e Exportação não sofresse qualquer fiscalização. Embora o dono da empresa more no Espírito Santo, a matriz da importadora está sediada em Porto Velho devido a regime tributário diferenciado que lhe foi concedido pelo Governo de Rondônia. Assim, cabia à unidade local da Receita Federal a fiscalização do pagamento dos impostos.

O esquema foi desbaratado na Operação Titanic, deflagrada pela unidade do MPF no Espírito Santo, em conjunto com a Polícia Federal. Diversas pessoas foram presas e processadas por evasão de divisas, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. O auditor da Receita Federal repassava os valores da propina a outras pessoas (laranjas) para encobrir as práticas ilícitas.

Por estes crimes, a Justiça Federal no Estado do Espírito Santo condenou o auditor Edcarlos Tibúrcio e o empresário Adriano Scopel pelos crimes de corrupção passiva e ativa, respectivamente. Os dois ainda respondem por outros crimes.

Em relação a eventuais improbidades cometidas por agentes públicos ou pessoas ligadas ao Governo do Estado de Rondônia, por não envolver matéria federal, foi extraída cópia integral do inquérito civil e remetida ao Ministério Público de Rondônia para os devidos fins.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)