Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Walter Waltemberg do TJRO pode entrar para história com as 6 horas de jornada de trabalho


Walter Waltemberg do TJRO pode entrar para história com as 6 horas de jornada de trabalho - Gente de Opinião
O presidente do Tribunal de Justiça do estado de Rondônia, Walter Waltemberg, com mandato até dezembro desse ano (2019), está tendo uma grande oportunidade de entrar de vez para a história e ter seu nome para sempre lembrado no serviço público, caso implante a jornada de 6 horas ininterruptas, que é o grande sonho dos servidores do quadro.
De todos os Poderes do estado de Rondônia, o TJ/RO é o único que ainda não implantou essa medida e por essa razão, passou a ser o grande sonho dos servidores do quadro.
Ele pode fazer isso? Sim. E possui amparo legal pra isso. A Constituição Federal (art. 7º, inciso XIV) permite a jornada de 6 horas, desde que, seja em turnos de revezamento.
A Constituição Estadual (art. 20-B) permite a jornada de 6 horas, deixando livre ao gestor a forma de aplicação, desde que seja 6 horas, com possibilidade de ultrapassar caso o servidor seja comissionado e para atender o interesse da administração.
Vai mudar o horário de funcionamento? Não. De acordo com a legislação citada acima, não haverá mudança no horário de funcionamento e nem prejuízo no atendimento ao público, apenas o expediente interno é que será em sistema de rodízio ou com plantonista.
Haverá economia aos cofres públicos? Sim. Atualmente o tribunal paga 04 (quatro) auxílio-tranporte por dia para cada servidor. Com a jornada ininterrupta, pagará somente 02 (dois), ou seja, uma economia que gira em torno de R$ 6 milhões ano.
Onde a jornada de 6 horas funciona? Alguns tribunais já trabalham com esse tipo de jornada e a produtividade é excelente. Exemplo do Tribunal de Sergipe, Amapá, Amazonas, Minas Gerais e etc...
Percebe-se que as 6 horas não prejudica a sociedade e nem os advogados, não gera custos para a administração e ainda é permitido pelas Constituições Federal e Estadual e ainda preserva a saúde dos servidores.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF visita Reserva Extrativista do Ouro Preto em Rondônia para verificar cumprimento de direitos da comunidade

MPF visita Reserva Extrativista do Ouro Preto em Rondônia para verificar cumprimento de direitos da comunidade

Considerada uma unidade de conservação federal de uso sustentável, localizada entre os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, na região da Pérol

Após pedido do Ministério Público de Rondônia, agressor de animal é preso em Colorado do Oeste

Após pedido do Ministério Público de Rondônia, agressor de animal é preso em Colorado do Oeste

Foi preso na manhã desta quinta-feira (12/3), o homem suspeito de ter agredido um cão, na última segunda-feira (9/3), causando graves ferimentos no

MPRO, Polícia Civil e Sefin articulam estratégias de combate à sonegação fiscal em Rondônia

MPRO, Polícia Civil e Sefin articulam estratégias de combate à sonegação fiscal em Rondônia

Em um esforço contínuo para fortalecer a repressão aos crimes contra a ordem tributária e recuperar ativos para o erário estadual, o Grupo de Atuaçã

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação “Fraus”

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação “Fraus”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve a condenação

Gente de Opinião Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)