Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Tribunal do Júri condena primos que tentaram matar mulher, em Rolim de Moura


Tribunal do Júri condena primos que tentaram matar mulher, em Rolim de Moura - Gente de Opinião

A Vara Criminal da comarca de Rolim de Moura condenou os réus Claudemir Lara Cavalheiro, Wemerson de Oliveira Silva e Orígenes Marcelino Santos de Jesus pela tentativa de homicídio da ex-companheira de Claudemir.

O crime ocorrido no ano passado gerou comoção na cidade. O julgamento ocorreu na Câmara Municipal da comarca e foi presidido pela juíza Cláudia Vieira Maciel de Sousa. O júri foi bastante concorrido, o local ficou lotado por populares e encerrou-se após 15h de julgamento. O crime foi cometido em contexto de violência doméstica e menosprezo à condição de mulher, uma vez que decorreu da relação marital entre Claudemir e sua ex-companheira.

Claudemir foi condenado a 17 anos, 9 meses e 10 dias. Wemerson foi condenado a 11 anos, 10 meses e 6 dias e Orígenes a 9 anos e 4 meses de reclusão. Atendendo ao pedido do Ministério Público, a juíza manteve a prisão dos acusados que terão o regime fechado como cumprimento inicial da pena. “Uma vez todos condenados, a soltura de qualquer deles, evidentemente seria um desprestígio à soberania do Júri, como à própria justiça”, ressaltou a magistrada.

 

Entenda o caso

Segundo consta nos autos, no dia 27 de abril de 2022, Claudemir, Wemerson e Orígenes tentaram matar a ex-companheira de Claudemir.

Conforme as investigações, o relacionamento entre Claudemir e sua ex-companheira havia terminado dias antes do crime, após 19 anos juntos. No dia do crime, Claudemir foi até a casa da vítima, munido de uma espingarda, acompanhado de seus primos Wemerson e Orígenes. Chegando ao local, Orígenes permaneceu no carro, mantendo-o ligado para garantir a fuga, enquanto Claudemir e Wemerson entraram na residência após arrombar a porta.

Ao entrar na casa, Wemerson colocou a mão na porta para evitar que a vítima saísse, então ela correu para o quarto, momento em que Claudemir atirou e ela foi atingida no rosto. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiro e levada para uma unidade de Pronto Atendimento. Claudemir, Wemerson e Orígenes fugiram do local.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em atuação conjunta

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

A Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu a população da Zona Leste de Porto Velho na quinta-feira, 24 de abril, com a realização de 62 audiênc

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Enfre

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) devido à prática rei

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)