Segunda-feira, 9 de março de 2020 - 16h28

Dos 354 reeducandos do sistema prisional de Porto Velho que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2019), 19 conseguiram uma vaga na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Os cursos escolhidos foram: geografia, filosofia, história, química, matemática, arqueologia, letras inglês, música, educação física e teatro.
Quatro reeducandas do Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça, três da Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Panda) , um do Presídio de Médio Porte (Pandinha) e 11 da Penitenciária Estadual Aruana conquistaram uma vaga na universidade e, para frequentar o curso escolhido, necessitam de autorização judicial expedida pelo juiz da Vara de Execuções Penais.
Para os reeducandos, as provas do Enem são aplicadas dentro de uma unidade prisional e em data diferente dos demais candidatos. No dia da prova, apresentam o curso que possuem interesse. Após a entrega dos resultados, a Secretária de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Reinserção Social (Geres), e o Núcleo de Ensino e Cultura ao Apenado (Nueca), realizam a inscrição do reeducando no curso solicitado.
O sonho em cursar o ensino superior vem despertando os reeducandos, prova disso, é que o número de candidatos do sistema prisional vem aumentado a cada ano. De acordo com dados do Nueca, houve um salto no interesse dos apenados em participar do Enem entre os anos de 2017 e 2019.
Veja a relação de inscritos por ano na capital e interior:
2017: 288 inscritos (240 da Capital e 48 do interior)
2018: 595 inscritos (387 da Capital e 208 do interior)
2019: 711 inscritos (354 da Capital e 357 do interior)
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Condenação de 26 anos por feminicídio em Pimenta Bueno
Em sessão do Júri realizada na última sexta-feira (14/11), em Pimenta Bueno, o acusado de feminicídio, C.R.B, foi condenado a mais de 26 anos de pri

Impulsionando a produção de pesquisa na Amazônia e projetando a região como um novo centro de conhecimento científico, o VI Congresso Internacional

Após ação do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal condenou, nesta quarta-feira (12), uma ex-empregada da Caixa Econômica Federal em P

Alvorada do Oeste (RO) regulariza contas do Fundeb após recomendação do MPF
O município de Alvorada do Oeste (RO) atendeu integralmente à recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e regularizou a situação das contas b
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)