Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Na última semana MPRO recebeu em média 8,6 denúncias eleitorais por dia

Até o momento o NUAPE recebeu 472 denúncias


Na última semana MPRO recebeu em média 8,6 denúncias eleitorais por dia - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) recebeu, apenas nesse ano, 472 denúncias relacionadas a irregularidades eleitorais. As demandas são processadas pelo Núcleo de Apoio Operacional Eleitoral (NUAPE), a distribuição das denúncias é realizada pelo sistema extra digital, e com como base em sorteio e a competência exclusiva, segundo a Resolução do TRE 47/2023. Com a proximidade das eleições, aumenta a quantidade queixas, de 23 a 30 de setembro o NUAPE recebeu 69 denúncias eleitorais.

Entre as irregularidades mais recorrentes, destacam-se: propaganda irregular, inclusive em redes sociais, registro irregular de candidatura, abuso de poder político com uso da máquina pública para promoção eleitoral, captação ilícita de votos, assédio eleitoral no ambiente de trabalho, coação eleitoral, e descumprimento da legislação eleitoral.

Defesa da democracia

O MPRO tem o papel de fiscalizar o processo eleitoral e coibir práticas que coloquem em risco a democracia. A Instituição atua para combater irregularidades como compra de votos, abuso de poder econômico, abuso de poder político, abuso do poder de comunicação, fraude e propaganda ilegal, zelando pela transparência e lisura do processo eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) é formado por membros do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual. Apesar de não possuir estrutura própria, sua atuação é contínua, garantindo a fiscalização do processo eleitoral em todo o Estado, não apenas durante o período de eleições.

Denúncia eleitoral

Cidadãos podem denunciar irregularidades eleitorais diretamente no site do MPRO, ou pelo WhatsApp 69 999541584. O voto é a maior expressão da democracia e a participação do cidadão é fundamental para garantir que as eleições sejam realizadas de forma justa e transparente.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF obtém decisão que obriga União a pagar custos de perícia em ação sobre fraude em desapropriações em RO

MPF obtém decisão que obriga União a pagar custos de perícia em ação sobre fraude em desapropriações em RO

A Justiça Federal em Rondônia modificou decisão anterior e determinou que a União será responsável pelo pagamento dos custos de perícia necessários

MPF visita terras indígenas em Guajará-Mirim (RO) para dialogar com comunidades e coletar demandas

MPF visita terras indígenas em Guajará-Mirim (RO) para dialogar com comunidades e coletar demandas

O Ministério Público Federal (MPF) realizou uma série de visitas às terras indígenas Rio Negro Ocaia e Pacaás Novos, em Guajará-Mirim (RO). O objetiv

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil: 10 perguntas e respostas para entender e combater o problema

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil: 10 perguntas e respostas para entender e combater o problema

Em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de eliminar o trabalho infantil até 2025, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Orga

Após cobranças do MPF, Incra promove lotação de procurador federal na superintendência de Rondônia

Após cobranças do MPF, Incra promove lotação de procurador federal na superintendência de Rondônia

A atuação do Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia resultou na lotação de um procurador federal para assessoramento jurídico ao Instituto Nac

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)