Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Ministro Luiz Fux será o Relator das 6 horas do TJ/RO


Ministro Luiz Fux será o Relator das 6 horas do TJ/RO  - Gente de Opinião

O Recurso Extraordinário do processo ADIN-TJ/RO nº. 0803065-54.2018.822.0000, que trata da jornada de trabalho de 6 horas corridas dos servidores do TJ/RO e MP/RO já está no Supremo Tribunal Federal e foi distribuído para o Relator Ministro Luiz Fux. 

Entenda o Caso

Os servidores do TJ/RO cansados com a atual jornada de trabalho que é alternada, decidiram de forma independente criar um movimento pra alterar a Constituição do Estado (Art. 20-B).

Liderados pelo servidor Brunno Oliveira (idealizador), o projeto foi apadrinhado pelo Deputado Hermínio Coelho e aprovada por unanimidade.

A tão sonhada jornada de 6 horas corridas visando a qualidade de vida dos servidores chegava ao fim, após 10 anos de sofrimento.

Mas, infelizmente não foi assim! O TJ/RO acompanhado do MP/RO não entenderam que os servidores queriam apenas dar respaldo jurídico para a mudança da jornada.

O processo ADIN nº. 0803065-54.2018.822.0000 foi ajuizado pelo MP/RO e julgado procedente pelo próprio TJ/RO, ou seja, pelas partes diretamente interessadas na causa.

Inconformados com a perda de um direito duramente conquistado e sem apoio nenhum da entidade sindical (Sinjur), mais uma vez o movimento de servidores, agora intitulado ''Justiça 12 horas'' (2 turnos de 6 horas), entrou em ação, dessa vez vendendo rifas e fazendo uma vaquinha virtual para pagar um renomado advogado de Goiânia a fim de ganhar a causa e conseguiram contratar esse profissional.

O recurso foi protocolado e o processo agora se encontra no STF com pedido liminar aguardando julgamento.

Os servidores do TJ/RO mereciam um prêmio pela garra e determinação, afinal enfrentar o sistema não é pra qualquer um, defender uma bandeira dessa magnitude sem apoio nenhum é digno da luta dos trabalhadores, tendo em vista, que todos os Poderes do estado já trabalham 6 horas corridas, apenas o TJ/RO que não.


Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em atuação conjunta

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

A Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu a população da Zona Leste de Porto Velho na quinta-feira, 24 de abril, com a realização de 62 audiênc

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Enfre

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) devido à prática rei

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)