Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Juíza de Rondônia recebe Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância


Juíza de Rondônia recebe Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância - Gente de Opinião

A juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia Sandra Beatriz Merenda foi homenageada e agraciada com o recebimento do Prêmio Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância, nesta quarta-feira, dia 6 de outubro de 2021, em Forquilhinha-SC, tendo sido escolhida para a outorga, no ano de 2020.

A medalha Zilda Arns premia as práticas bem sucedidas na área da primeira infância,que estejam contribuindo de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos desses seres humanos. A premiação foi criada na cidade natal da médica sanitarista e pediatra, que se destacou na ação social junto a populações carentes, tendo  sido a fundadora  da Pastoral da Criança, organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que atua no desenvolvimento de ações de saúde, educação e cidadania com foco no bem-estar infantil e materno.

Sandra Beatriz Merenda é paulista de Piracicaba. Sua primeira graduação foi no curso de Letras pela Universidade de São Paulo - USP. Em segunda graduação, concluiu o curso de direito pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP, no ano de 1996. Como advogada, atuou na área de direito de família e infância e juventude. Foi aprovada no XIV Concurso de Ingresso à Magistratura do Tribunal de Justiça de Rondônia, no ano de 2001. Durante toda sua carreira como magistrada, atuou na infância e juventude, sendo titular de vara cível e de infância e juventude (área protetiva e socioeducativa), de 2004 a 2017, e juíza auxiliar na capital, de 2017 até sua aposentação na comarca de entrância final, de Porto Velho. Atualmente é membro da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude - ABRAMINJ.

Ao receber a honraria pelo conjunto de seu trabalho na área da infância, dedicou-a, primeiramente, aos seus pais, os professores Walter e Theresinha Merenda. Em seguida, ao Tribunal de Justiça de Rondônia e à equipe psicossocial da Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho, na pessoa de Sayonara de Oliveira Souza. Ressaltou que o Tribunal de Justiça de Rondônia tem como política institucional várias ações voltadas à infância e juventude, e destacou alguns dos projetos de sua autoria com parceria dos profissionais da Vara e do Executivo municipal, no biênio de 2018 a 2020.

Foi nesse período que a magistrada respondeu pela pela unidade com ações como o Projeto Entrega Legal (orientação às gestantes quanto à entrega legal de crianças em adoção); o Recompor (reconstituição e ressignificação da história da origem biológica de pessoas colocadas em família substituta sob a forma de adoção); e o Ninho – Núcleo Institucional e Humanizado de Oitivas destinado à escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência.

MerendaPremio2Em sua fala, a juíza de Rondônia trouxe ao conhecimento dos públicos nacional e internacional ali presentes o Projeto Miracema, realizado desde o ano de 2016, pelas técnicas do serviço psicossocial da Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho, e destinado ao combate da violência e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes, especialmente junto à população dos distritos   localizados às margens do Rio Madeira,   denominadas populações ribeirinhas.

A juíza Sandra prestou homenagem ao poeta porto-velhense João Correia, falecido recentemente, lendo aos presentes seu poema dedicado ao Miracema. Finalizou sua fala informando que, no biênio de 2018 a 2020, prestou apoio institucional e correcional na implantação do Programa de Acolhimento Familiar de Porto Velho, um dos poucos existentes na região Norte do País. Desde sua aposentadoria, em fevereiro de 2021, a magistrada se encontra em período sabático e reflexivo, analisando as possibilidades de atuação junto ao terceiro setor da sociedade num futuro próximo.

Em uma rede social, Sandra Merenda expressou a satisfação pelo reconhecimento: “hoje meu coração está transbordando de alegria com o recebimento da medalha Zilda Arns. Este prêmio reconhece o trabalho realizado com a infância e juventude no Estado de Rondônia ao longo de 20 anos de magistratura. Gratidão enorme aos meus pais, Walter e Theresinha, que me proporcionaram uma infância estruturada e feliz. Gratidão aos meus irmãos, companheiros de toda a vida. Gratidão ao meu marido Alfredo, pelo apoio nessa trajetória, e aos meus filhos Bárbara e Caio, pela compreensão pelos momentos de ausência. E como ninguém faz nada importante sozinho, gratidão à equipe da Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho, o que faço na pessoa da assistente social @sayonarasouza14. Gratidão também à idealizadora e coordenadora do Programa de Acolhimento Familiar de Porto Velho, @VanusaMarchioli. Que sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres (Rosa Luxemburgo)”

Antes de se aposentar, Sandra Merenda concedeu uma entrevista à equipe de comunicação do TJRO, justamente quando ficou sabendo da indicação ao prêmio Zilda Arns, na qual a magistrada fala um pouco mais sobre sua trajetória. 

 

Clique aqui para assistir à entrevista com Sandra Merenda

Clique aqui para ver a premiaçã da Medalha Zilda Arns

Clique aqui para acompanhar a palestra da juíza durante o evento dedicado à primeira infância

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em atuação conjunta

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

A Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu a população da Zona Leste de Porto Velho na quinta-feira, 24 de abril, com a realização de 62 audiênc

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Enfre

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) devido à prática rei

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)