Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Edital aberto para Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura tem reserva de vagas


Edital aberto para Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura tem reserva de vagas - Gente de Opinião

As inscrições para a Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) – Turma 2023/2024 seguem abertas até o próximo dia 23 de janeiro, no site da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – Emeron (emeron.tjro.jus.br/inscricoes). Ao todo são ofertadas 100 vagas divididas entre a sede da Emeron, em Porto Velho, e o Núcleo Pedagógico da Escola em Cacoal.

Pelo segundo ano seguido, o edital garante a gratuidade do curso para os alunos(as) que integralizarem o currículo no prazo regular de dois anos. A taxa para os matriculados(as) que não se enquadrarem nesta condição é de R$ 4.800,00, a ser paga em parcela única ao final da integralização do período do curso.

Outro destaque do edital é a reserva de vagas em atendimento à Política de Ações Afirmativas da Emeron. Essa política tem o objetivo de combater discriminações étnicas, raciais e sociais com a reserva de vagas para minorias nos cursos de pós-graduação.

Assim, das 50 vagas ofertadas para cada localidade, 14 atendem ao ato n° 49/2022-Emeron, sendo 10 vagas para pessoas pretas ou pardas, 3 vagas para pessoa com deficiência e 1 vaga para pessoa indígena. Para o Núcleo de Cacoal, há ainda a reserva de seis das 50 vagas ofertadas para ex-alunos e/ou professores da FIC/ UNESC, conforme o Termo de Cooperação 01/2021, publicado no DJE n. 139, em 28/07/2021.

Os interessados que se inscreverem para as vagas reservadas devem anexar autodeclaração (modelo disponível no anexo I do edital) e documentos comprobatórios exigidos pelo edital. Em caso de não preenchimento das vagas reservadas a um grupo, é permitida a transferência das vagas remanescentes reservadas à Política de Ações Afirmativas, primeiramente para os demais grupos de minorias, e por fim, à ampla concorrência.

 

Cronograma

A seleção dos novos alunos será por prova de múltipla escolha, com 40 questões de conhecimentos relativos à área do Direito (conteúdos no anexo IV do edital). As provas estão marcadas para o dia 7 de fevereiro de 2023, das 19h às 22h, com divulgação do resultado final no dia 23 de fevereiro.

Ainda de acordo com o edital, as matrículas devem ocorrer entre 27 de fevereiro e 3 de março, enquanto as aulas começam no dia 13 de março. A carga horária total da pós-graduação é de 768 horas-aula.

O primeiro ano da formação acontece na modalidade presencial, de segunda a sexta-feira à noite e aos sábados pela manhã. Nesta etapa, as aulas são ministradas por desembargadores e juízes(as) do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Já o segundo ano é destinado à elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (monografia). Nesta etapa, o aluno(a) poderá participar ainda do Programa de Residência Judicial, um estágio curricular não-obrigatório. Tornando-se residente, o aluno poderá integralizar o curso em até três anos, mantendo a gratuidade.

Eventuais dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail processoseletivo.emeron@tjro.jus.br.

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ministério Público de Rondônia instaura procedimento para apurar as denúncias de mortes ocorridas durante atuação policial na capital

Ministério Público de Rondônia instaura procedimento para apurar as denúncias de mortes ocorridas durante atuação policial na capital

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) instaurou procedimento investigatório com o objetivo de apurar as ocorrências de uma ocorrência re

Com foco no direito à educação, MPRO viabilizou uso de 70 embarcações que atendem comunidades ribeirinhas

Com foco no direito à educação, MPRO viabilizou uso de 70 embarcações que atendem comunidades ribeirinhas

Com objetivo de garantir o direito à educação para crianças ribeirinhas, força-tarefa criada pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) em dezembro d

TJRO indefere ação inicial do vice-governador por ter utilizado o instrumento inadequado

TJRO indefere ação inicial do vice-governador por ter utilizado o instrumento inadequado

O desembargador Francisco Borges, que analisou o mandado de segurança com pedido de liminar impetrado pelo vice-governador do Estado, Sérgio Gonçalv

A pedido do MPF, Justiça Federal determina medidas de repressão ao garimpo ilegal em Campo Novo de Rondônia (RO)

A pedido do MPF, Justiça Federal determina medidas de repressão ao garimpo ilegal em Campo Novo de Rondônia (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) obteve uma importante decisão liminar da Justiça Federal que impõe à União, ao estado de Rondônia e à Agência Nac

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)