Porto Velho (RO) sábado, 28 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião

Direito

O que é o contrato de namoro?


O que é o contrato de namoro? - Gente de Opinião

O namoro é uma relação interpessoal de afeto entre duas pessoas. Normalmente, o namoro precede o matrimônio ou, até mesmo, a união estável. Geralmente, entretanto, o grau de comprometimento do namoro não é alto, considerando que pode ser apenas uma relação temporária.

Por conta dessa característica, algumas pessoas podem ter medo de haver alguma complicação relacionada ao patrimônio. Essa insegurança surge graças ao modo como acontece a configuração da união estável, que é uma união que se dá nos planos dos fatos, portanto, não precisa ser reconhecida oficialmente como o casamento civil.

Como acontece a união estável?

Como já foi dito, a união estável acontece nos planos dos fatos. Desse modo, para que exista basta, apenas, que haja um relacionamento duradouro, público, estável e com o objetivo de constituir família. Portanto, o tempo de relacionamento ou a coabitação não são requisitos para que haja a união estável.

Quais os efeitos da união estável?

A união estável enseja alguns direitos, tais quais pensão alimentícia; herança; divisão de bens. Logo, se você vive em união estável, ao terminar o relacionamento, deverá dividir os bens que foram adquiridos na constância da união.

Qual a desvantagem destes direitos?

Considerando que a união estável acontece nos planos dos fatos, você pode se encontrar nessa espécie de relacionamento sem se dar conta. Logo, caso o relacionamento chegue ao fim, pode ser que precise dividir bens e até pagar pensão alimentícia.

Como se proteger?

Uma solução simples que vem sendo adotada por vários casais é o contrato de namoro, um documento que esclarece que a união é temporária e não possui o intuito de constituir família.

No entanto, é preciso ficar atento: não existe jurisprudência pacificada acerca do tema ainda. Portanto, alguns tribunais vêm entendendo que o contrato de namoro não é suficiente para afastar ou impedir o reconhecimento da união estável, logo, cabe ao juiz analisar o caso concreto e decidir se a relação é um namoro ou uma união estável.

Mais Sobre Direito

Advogado anuncia adiamento de Encontro de Direito Médico

Advogado anuncia adiamento de Encontro de Direito Médico

O advogado Cândido Ocampo anunciou nessa semana o adiamento, para o ano que vem, do “IX Encontro de Direito Médico de Rondônia”. Em razão da pandemi

Você tem direito à usucapião urbana?

Você tem direito à usucapião urbana?

A usucapião é um direito adquirido após o exercício contínuo da posse de um imóvel. Esse instituto é baseado no direito à moradia, bem como sua função

Andrey aplaude incentivo à jovem advocacia

Andrey aplaude incentivo à jovem advocacia

Não há, obviamente, como desconsiderar o grande significado e imperioso reconhecimento do permanente aprendizado que resulta da convivência, no âmbito

Casos de racismo ganham repercussão no país

Casos de racismo ganham repercussão no país

Nas últimas semanas, vídeos circularam pela internet com cenas de racismo que foram praticadas contra três jovens. O primeiro mostra a agressão feita