Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião

Direito

Júri a distância: existe?


Júri a distância: existe? - Gente de Opinião

O Tribunal do Júri é um mecanismo que existe, no Brasil, desde 1822 e, atualmente, está previsto na Constituição Federal de 1988.

Também conhecida por Constituição Cidadã, a atual carta Magna brasileira possui como objetivo assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, bem como a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça, tendo como base uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos.

Neste sentido, a previsão do Tribunal do Júri garante que a própria sociedade julgue um acusado de cometer crimes dolosos contra a vida de maneira imparcial e de acordo com a própria consciência, além de assegurar a plenitude de defesa, o sigilo dos votos e a soberania do veredicto, sendo, portanto, um mecanismo democrático de aplicação da justiça.

Contudo, considerando o afogamento do sistema judiciário atual devido a grande quantidade de processos e a falta de celeridade da justiça, uma pessoa pode esperar anos para que seu julgamento aconteça. Uma espera que não é nem justa e nem democrática, já que, muitas vezes, enquanto espera o julgamento, o acusado tem sua liberdade privada.

Por conta disso, a Recomendação 55/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) incentiva o uso de ferramentas digitais como Whatsapp, Telegram e videoconferências nos julgamentos de crimes dolosos contra a vida, além de orientar que as cortes estaduais façam investimentos com essa finalidade para deixar a justiça mais célere, dando mais agilidade aos julgamentos.

De acordo com a nova recomendação, intimações de réus, testemunhas e partes poderão ser realizadas através de aplicativos de conversa, enquanto a videoconferência poderá ser feita na primeira e na segunda fase do julgamento para a realização de audiências, o que inclui as sessões do Tribunal do Júri.

Segundo dados divulgados pelo CNJ, atualmente, no Brasil, tramitam 185,8 mil ações penais que são de competência do Tribunal do Júri e esta medida pode acelerar a tramitação destes processos.

Mais Sobre Direito

OAB requer ao Judiciário suspensão de prazos e audiências como forma de contenção ao Coronavírus

OAB requer ao Judiciário suspensão de prazos e audiências como forma de contenção ao Coronavírus

Em ofício assinado nesta manhã (17), pelo presidente da Seccional Rondônia, Elton Assis, a OAB/RO requereu ao Poder Judiciário providências acerca de

Escritórios trabalhistas conciliam produtividade com bem estar

Escritórios trabalhistas conciliam produtividade com bem estar

Uma Ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada por empresas e escritórios, à medida em que avançam os estudos, comprovando sua eficácia no comba

OAB protocola pedido para atualização do teto máximo da RPV paga pelo Estado de RO nas demandas judiciais

OAB protocola pedido para atualização do teto máximo da RPV paga pelo Estado de RO nas demandas judiciais

O teto máximo para pagamentos das Requisições de Pequeno Valor (RPV) das sentenças transitado em julgado quando o estado de Rondônia é réu, está lim

TRE-RO normatiza sustentação oral por videoconferência nas sessões de julgamento

TRE-RO normatiza sustentação oral por videoconferência nas sessões de julgamento

Foi aprovada na sessão plenária do último dia 11, a Resolução 9, que regulamenta a realização de sustentações orais por meio de videoconferência nas s