Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião

Direito

Em tributo aos 45 anos de instalação, OAB/RO será homenageada pela ALE-RO


Em tributo aos 45 anos de instalação, OAB/RO será homenageada pela ALE-RO - Gente de Opinião

Em função dos 45 anos de instalação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) homenageará a instituição com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo a todos os presidentes que já passaram pela entidade – e ao atual presidente - em função da incessante luta em favor da advocacia e da sociedade rondoniense. A cerimônia ocorrerá nesta quinta-feira (28), às 15h, no plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos - Palácio Marechal Rondon, sede do legislativo.

Instalada em 18 de fevereiro de 1974, desde então, a Seccional Rondônia tem tido grande atuação na luta pela defesa do pleno exercício da profissão, pelo Estado Democrático de Direito, pela cidadania, pela prestação jurisdicional e pelo acesso à Justiça.

No início, eram apenas 23 advogados, que foram imprescindíveis para trilhar este caminho de grandes avanços. Hoje, são mais de 10 mil profissionais inscritos, com histórico de milhares de advogados e advogadas voluntários, que dia a dia lutam pela valorização da classe e da entidade.

A homenagem, de autoria do deputado estadual Marcelo Cruz, além de contemplar os 45 anos de instalação da Seccional Rondônia, visa valorizar o importante trabalho desenvolvido por cada um dos membros vitalícios do Sistema em defesa da democracia, da Constituição e da cidadania.

Serão homenageados os advogados: Fouad Darwich Zacarias que presidiu a OAB de 1974 a 1979; Francisco Arquilau de Paula (1979 a 1981); Pedro Origa Neto (1981 a 1993); Nelson Santos de Oliveira (1983 a 1985); Odair Martini (1993 a 1995); Hiram Marques (1993 a 2003); Orestes Muniz Filho (2004 a 2006); Hélio Vieira (2007 a 2012); Andrey Cavalcante (2013 a 2018); e Elton Assis, que assumiu o cargo este ano e segue com mandato até 2021.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, ressalta que a iniciativa demonstra o reconhecimento pelos relevantes serviços sociais prestados pela entidade. “Será um momento marcante para todos nós, uma vez que são mais de quatro décadas em defesa da advocacia, cidadania e da democracia”.

Ainda está em trâmite na ALE-RO os Projetos de Decreto Legislativo para conceder a medalha aos ex-presidentes: Miguel Roumiê (1983 a 1983) e Heitor Magalhães Lopes (1985 a 1991).

Mais Sobre Direito

Porto Velho recebe curso de Gestão de Emoção para Advogados e Advogadas

Porto Velho recebe curso de Gestão de Emoção para Advogados e Advogadas

O autocontrole, a facilidade em reconhecer emoções e a empatia são temas que fazem parte da inteligência emocional, uma habilidade essencial para aper

Presidente da OAB/RO comemora início da vigência da Lei de Abuso de Autoridade/RO

Presidente da OAB/RO comemora início da vigência da Lei de Abuso de Autoridade/RO

Entrou em vigor nesta sexta-feira(03), a Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019). A partir de agora, uma série de condutas por parte dos age

Júri a distância: existe?

Júri a distância: existe?

O Tribunal do Júri é um mecanismo que existe, no Brasil, desde 1822 e, atualmente, está previsto na Constituição Federal de 1988. Também conhecida

Quais os direitos da pessoa com câncer?

Quais os direitos da pessoa com câncer?

O ciclo normal das células do corpo humano é crescer, se dividir e morrer. Portanto, é muito normal que as células do corpo humano se dividam para c