Porto Velho (RO) segunda-feira, 1 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião

Direito

Em tributo aos 45 anos de instalação, OAB/RO será homenageada pela ALE-RO


Em tributo aos 45 anos de instalação, OAB/RO será homenageada pela ALE-RO - Gente de Opinião

Em função dos 45 anos de instalação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) homenageará a instituição com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo a todos os presidentes que já passaram pela entidade – e ao atual presidente - em função da incessante luta em favor da advocacia e da sociedade rondoniense. A cerimônia ocorrerá nesta quinta-feira (28), às 15h, no plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos - Palácio Marechal Rondon, sede do legislativo.

Instalada em 18 de fevereiro de 1974, desde então, a Seccional Rondônia tem tido grande atuação na luta pela defesa do pleno exercício da profissão, pelo Estado Democrático de Direito, pela cidadania, pela prestação jurisdicional e pelo acesso à Justiça.

No início, eram apenas 23 advogados, que foram imprescindíveis para trilhar este caminho de grandes avanços. Hoje, são mais de 10 mil profissionais inscritos, com histórico de milhares de advogados e advogadas voluntários, que dia a dia lutam pela valorização da classe e da entidade.

A homenagem, de autoria do deputado estadual Marcelo Cruz, além de contemplar os 45 anos de instalação da Seccional Rondônia, visa valorizar o importante trabalho desenvolvido por cada um dos membros vitalícios do Sistema em defesa da democracia, da Constituição e da cidadania.

Serão homenageados os advogados: Fouad Darwich Zacarias que presidiu a OAB de 1974 a 1979; Francisco Arquilau de Paula (1979 a 1981); Pedro Origa Neto (1981 a 1993); Nelson Santos de Oliveira (1983 a 1985); Odair Martini (1993 a 1995); Hiram Marques (1993 a 2003); Orestes Muniz Filho (2004 a 2006); Hélio Vieira (2007 a 2012); Andrey Cavalcante (2013 a 2018); e Elton Assis, que assumiu o cargo este ano e segue com mandato até 2021.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, ressalta que a iniciativa demonstra o reconhecimento pelos relevantes serviços sociais prestados pela entidade. “Será um momento marcante para todos nós, uma vez que são mais de quatro décadas em defesa da advocacia, cidadania e da democracia”.

Ainda está em trâmite na ALE-RO os Projetos de Decreto Legislativo para conceder a medalha aos ex-presidentes: Miguel Roumiê (1983 a 1983) e Heitor Magalhães Lopes (1985 a 1991).

Mais Sobre Direito

Após ação da OAB/RO, Sejus emite recomendação que garante acesso de advogados à unidade prisional sem agendamento prévio

Após ação da OAB/RO, Sejus emite recomendação que garante acesso de advogados à unidade prisional sem agendamento prévio

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio das Comissões de Defesa das Prerrogativas, de Assuntos Penitenciários e Advo

VITÓRIA: em decisão liminar, TJRO atende OAB e reafirma essencialidade da advocacia

VITÓRIA: em decisão liminar, TJRO atende OAB e reafirma essencialidade da advocacia

A decisão foi proferida ainda na noite desta quinta-feira (14), pela desembargadora Marialva Henriques Daldegan, do Tribunal de Justiça do Estado de