Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião

Direito

Centro Universitário FIMCA realiza I Semana Jurídica


Centro Universitário FIMCA realiza I Semana Jurídica - Gente de Opinião

O Centro Universitário FIMCA realizou nessa segunda feira (12.08) a abertura da I Semana Jurídica FIMCA realizada na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). O evento será realizado de 12 a 16 de agosto e terá continuidade no Centro Universitário FIMCA.

Para o Reitor da Instituição Dr. Aparício Carvalho o tema do evento: A Efetividade do Estado Democrático de Direito é um assunto interessante e atual: “Esse tema é de grande relevância para uma academia que inicia o seu curso novo de direito, quem ganha com tudo isso são os nossos acadêmicos. Queremos que nossos alunos entendam como funcionam o processo democrático na sua totalidade, estamos aqui com o Dr. Ricardo que é um PHD na área que foi convidado para realizar a abertura dessa jornada que vai até a próxima sexta”, disse o Reitor do Centro Universitário FIMCA.

Fábio Henrique é acadêmico do 1° período do Curso de Direito da FIMCA e diz que está surpreso em participar desse evento já na segunda semana de aula. “Esse evento é muito importante para todos nós, precisamos entender como funciona toda a área jurídica e estar entre esses renomados profissionais. Acredito que nenhuma outra instituição realizou eventos como esse já de início em um curso tão aguardado como o Direito. Eu estou muito feliz em estudar nessa instituição e quero ser um grande profissional”, disse Fábio.

Bruno Valverde é Coordenador do Curso de Direito da FIMCA e relata que o tema é propício para uma discussão atual. “Nós vamos trabalhar a efetividade do estado democrático de direito, precisamos entender se esses direitos estão consagrados e efetivados em nosso dia a dia. Tudo aquilo que a constituição de 88 nos trouxe na carta constitucional necessita ser revisto. Temos a necessidade de cumprir o que está na constituição, será essa prática que nós iremos trabalhar com nossos acadêmicos no curso de Direito”, finalizou o coordenador.

“Nós queremos deixar nossos alunos bem informados e atualizados desde o início do curso”, disse o Assessor da Direção do Centro Universitário Prof° Luiz Ibanor. Para Ibanor realizar uma semana jurídica é uma forma de preocupação com os acadêmicos da instituição, prepará-los para o mercado de trabalho é uma responsabilidade da academia. “O objetivo desse evento é apresentar para todos eles, como é a vida jurídica, o que é o curso de direito e quais são as suas vertentes. Acredito que quando deixamos claro o que é direito para o nosso acadêmico, ele fará as suas escolhas com mais convicção e terá opções para escolher pra onde deseja ir”, disse o Assessor do Centro Universitário FIMCA.

Ricardo Castilho é Professor Phd e Pós Doutor em Direito pela Universidade de Santa Catarina. Segundo Ricardo a constituição de 88 realizou grandes inovações em relação as demais constituições anteriores. “A constituição de 88 trouxe para nós um artigo específico sobre o meio ambiente. O artigo 125 relata que o meio ambiente deve ser preservado para essa e para as futuras gerações, isso foi um grande avanço porque as constituições anteriores não tinha nada sobre o meio ambiente. A lei 9.605 aborda temas de crimes ambientais (referente a fauna e flora), essa lei durante muito tempo ficou sem uma interpretação muito clara. A lei por si só não protege nada e nem ninguém, toda a ação deriva do homem, então é a consciência do homem que deve mudar”, concluiu Ricardo. 

Galeria de Imagens

Mais Sobre Direito

OAB/RO terá, pela primeira vez, uma mulher como presidente Seccional

OAB/RO terá, pela primeira vez, uma mulher como presidente Seccional

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Solange Aparecida da Silva, assumirá oficialmente a presidência da

Direito da criança à convivência com os pais, mesmo quando estes estão presos

Direito da criança à convivência com os pais, mesmo quando estes estão presos

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal - STF - concedeu o benefício da prisão domiciliar a todas as presas grávidas ou que tinham filhos com idade até

OAB/RO lamenta vetos à Lei de Abuso de Autoridade

OAB/RO lamenta vetos à Lei de Abuso de Autoridade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) lamenta os vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro, à Lei de Abuso de Autoridad

OAB convida sociedade para debater projetos de lei sobre a reforma política

OAB convida sociedade para debater projetos de lei sobre a reforma política

A OAB Nacional, por meio da Comissão Especial de Estudo da Reforma Política, em conjunto com algumas Seccionais, realiza, ao longo do mês de setembro,