Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião

Direito

Centro Universitário FIMCA realiza I Semana Jurídica


Centro Universitário FIMCA realiza I Semana Jurídica - Gente de Opinião

O Centro Universitário FIMCA realizou nessa segunda feira (12.08) a abertura da I Semana Jurídica FIMCA realizada na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). O evento será realizado de 12 a 16 de agosto e terá continuidade no Centro Universitário FIMCA.

Para o Reitor da Instituição Dr. Aparício Carvalho o tema do evento: A Efetividade do Estado Democrático de Direito é um assunto interessante e atual: “Esse tema é de grande relevância para uma academia que inicia o seu curso novo de direito, quem ganha com tudo isso são os nossos acadêmicos. Queremos que nossos alunos entendam como funcionam o processo democrático na sua totalidade, estamos aqui com o Dr. Ricardo que é um PHD na área que foi convidado para realizar a abertura dessa jornada que vai até a próxima sexta”, disse o Reitor do Centro Universitário FIMCA.

Fábio Henrique é acadêmico do 1° período do Curso de Direito da FIMCA e diz que está surpreso em participar desse evento já na segunda semana de aula. “Esse evento é muito importante para todos nós, precisamos entender como funciona toda a área jurídica e estar entre esses renomados profissionais. Acredito que nenhuma outra instituição realizou eventos como esse já de início em um curso tão aguardado como o Direito. Eu estou muito feliz em estudar nessa instituição e quero ser um grande profissional”, disse Fábio.

Bruno Valverde é Coordenador do Curso de Direito da FIMCA e relata que o tema é propício para uma discussão atual. “Nós vamos trabalhar a efetividade do estado democrático de direito, precisamos entender se esses direitos estão consagrados e efetivados em nosso dia a dia. Tudo aquilo que a constituição de 88 nos trouxe na carta constitucional necessita ser revisto. Temos a necessidade de cumprir o que está na constituição, será essa prática que nós iremos trabalhar com nossos acadêmicos no curso de Direito”, finalizou o coordenador.

“Nós queremos deixar nossos alunos bem informados e atualizados desde o início do curso”, disse o Assessor da Direção do Centro Universitário Prof° Luiz Ibanor. Para Ibanor realizar uma semana jurídica é uma forma de preocupação com os acadêmicos da instituição, prepará-los para o mercado de trabalho é uma responsabilidade da academia. “O objetivo desse evento é apresentar para todos eles, como é a vida jurídica, o que é o curso de direito e quais são as suas vertentes. Acredito que quando deixamos claro o que é direito para o nosso acadêmico, ele fará as suas escolhas com mais convicção e terá opções para escolher pra onde deseja ir”, disse o Assessor do Centro Universitário FIMCA.

Ricardo Castilho é Professor Phd e Pós Doutor em Direito pela Universidade de Santa Catarina. Segundo Ricardo a constituição de 88 realizou grandes inovações em relação as demais constituições anteriores. “A constituição de 88 trouxe para nós um artigo específico sobre o meio ambiente. O artigo 125 relata que o meio ambiente deve ser preservado para essa e para as futuras gerações, isso foi um grande avanço porque as constituições anteriores não tinha nada sobre o meio ambiente. A lei 9.605 aborda temas de crimes ambientais (referente a fauna e flora), essa lei durante muito tempo ficou sem uma interpretação muito clara. A lei por si só não protege nada e nem ninguém, toda a ação deriva do homem, então é a consciência do homem que deve mudar”, concluiu Ricardo. 

Galeria de Imagens

Mais Sobre Direito

OAB está entre as instituições com melhor reconhecimento pela sociedade

OAB está entre as instituições com melhor reconhecimento pela sociedade

A OAB é a instituição melhor avaliada entre empresas e organizações, com um índice de 66% de confiança da sociedade. A informação faz parte do Estudo

História da OAB Rondônia é enaltecida pela ALE-RO durante solenidade

História da OAB Rondônia é enaltecida pela ALE-RO durante solenidade

Aconteceu nesta quinta-feira (28), a entrega da Medalha do Mérito Legislativo à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) em homen

É possível pedir prisão domiciliar em caso de doença grave?

É possível pedir prisão domiciliar em caso de doença grave?

O sistema carcerário brasileiro é extremamente precário e se encontra em crise há muito tempo. Afinal, não é segredo para ninguém a superlotação de

Em tributo aos 45 anos de instalação, OAB/RO será homenageada pela ALE-RO

Em tributo aos 45 anos de instalação, OAB/RO será homenageada pela ALE-RO

Em função dos 45 anos de instalação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) ho