Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Dep. Anderson pede combate à violência na zona rural PVH



O deputado estadual Anderson do Singeperon (PV) reuniu lideranças de comunidades da zona rural de Porto Velho e a cúpula da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia (Sesdec) para buscar soluções frente a crescente violência que aflige as comunidades rurais da Capital.


Junto ao titular da Sesdec, coronel BM Lioberto Ubirajara Caetano, e o gerente de Estratégia e Inteligência da pasta, Lindomar Bezerra da Silva, o parlamentar e os líderes comunitários do Cujubim, Cujubim Grande, Gleba Aliança, Terra Santa e do Setor Chacareiro expuseram a fragilidade das comunidades e a falta de atenção do poder público na área da segurança pública.


“A criminalidade há muito tempo saiu da zona urbana e se embrenhou na zona rural, onde famílias ficam a mercê da criminalidade”, afirmou o deputado.


Anderson também registrou a importância da comunidade registrar os delitos que acontecem na região. “Devido ao descrédito da comunidade na solução dos crimes por parte dos órgãos de segurança pública, muitos crimes acabam ficando sem o devido registro”, ressaltou ao pedir uma força-tarefa das polícias para atuar na região.


Em resposta, as autoridades da segurança pública revelaram que o Estado está trabalhando na elaboração de um projeto de monitoramento por vídeo, que será viabilizado com recursos do Poder Judiciário, e deve cobrir as áreas abrangidas pelas comunidades no Baixo Madeira.


Além disso, o secretário firmou o compromisso de ativar o posto policial instalado na região do Cujubim e que foi fruto de compensação social do Consórcio construtor da Usina Santo Antônio. Segundo o coronel, a ativação deve acontecer após a próxima turma a ser formada da academia da Polícia Militar. Enquanto isso, comprometeu-se em receber as denúncias e promover as investigações necessárias para coibir os crimes na zona rural de Porto Velho.


Participaram da reunião as seguintes lideranças: Zenaide de Souza (Associação Vale do Sol), Lenir Barbosa (Terra Santa), Antônio Francisco Moura (Coopelago), Adailton Noleto (Agrilança), João Cândido (Agrilança) e Lourenço Murilo.


Fonte: PressArt Comunicação

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Forças de Segurança apreendem cerca de 600 quilos de drogas na região da Zona da Mata

Forças de Segurança apreendem cerca de 600 quilos de drogas na região da Zona da Mata

Na manhã desta segunda-feira (24/11) as forças de segurança de Rondônia e Mato Grosso e Polícia Rodoviária Federal – PRF, em uma operação conjunta a

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

A Polícia Militar prendeu 11 pessoas em duas operações distintas contra o furto de energia elétrica em Porto Velho, ontem, quinta-feira (13). As açõ

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)