Segunda-feira, 19 de agosto de 2013 - 11h20
Teve início na manhã desta segunda-feira, 19, no plenário do 1º Tribunal do Júri de Porto Velho, o julgamento dos três primeiros réus acusados de participação em 12 mortes ocorridas durante uma rebelião no presídio José Mário Alves (Urso Branco), em abril de 2004. A sessão, presidida pelo juiz Ênio Salvador Vaz, começou com o sorteio de sete jurados, todos homens.
Estão sendo julgados José Raimundo de Jesus dos Santos, preso em Ariquemes; Márcio Viana da Silva, preso no Urso Branco e Raimundo Batista Valente, preso na Colônia Penal da capital. Logo no início do julgamento, o réu Márcio Viana foi retirado do plenário por determinação do juiz, pois tentava tumultuar os trabalhos. A acusação é feita pelos promotores de Justiça Ademir José de Sá e Júlio César Tarrafa. Além da Defensoria Pública, a defesa é feita também por advogados particulares.
Nesta primeira parte do julgamento, algumas partes do processo são lidas aos jurados e ao público, relembrando os fatos que ocorreram no interior do presídio há 9 anos atrás. As cenas de barbárie repercutiram em todo mundo, com corpos mutilados sendo jogados de cima de caixas d'água.
Júri ao vivo
A competência para julgamento de homicídios (crimes contra a vida) é do Tribunal do Júri, que decide pela inocência ou culpa do réus por meio do Conselho de Sentença, formado por sete pessoas escolhidas em meio à sociedade. Segundo o juiz Sérgio William Domingues Teixeira, da Corregedoria do Tribunal de Justiça, todo o júri é transmitido ao vivo pela internet por meio da página www.tjro.jus.br.
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no